Liderança positiva: o segredo dos líderes que fazem a diferença.

6663

“Os líderes mais eficazes mudam para sempre o curso da vida das pessoas.” É com esta frase que Tom Rath e Barry Conchie abrem o livro Strength Based Leadership (Liderança baseada em força, em tradução livre), no qual analisam décadas de pesquisas, conduzidas pelo Instituto Gallup ao longo de 50 anos, sobre os resultados da liderança positiva.

A conclusão a qual eles chegaram diz respeito ao modo como os líderes conhecem e utilizam suas forças, e também contribuem para que seus liderados façam o mesmo.

Mas afinal, o que é Liderança Positiva?

A liderança positiva é fundamentada nos ensinamentos da psicologia positiva. É uma nova abordagem, cientificamente comprovada, com o potencial de alavancar resultados dentro de um contexto empresarial.

Um líder positivo estimula o desenvolvimento dos colaboradores e energiza o ambiente de trabalho, por meio da motivação e inspiração, engajando e florescendo a sua equipe para que ela seja mais comprometida e produtiva.

Como a Liderança Positiva pode interferir em sua carreira?

Primeiro, ela é indispensável para os líderes que querem crescer com os desafios e fazer suas organizações triunfarem no turbulento cenário econômico e financeiro, que hoje se descortina.

A liderança positiva ajuda a reter talentos, diminuir o turnover da empresa, aumentar performance de equipes, elevar a satisfação e o bem-estar no local de trabalho e alcançar metas e resultados positivos.

Segundo, a conclusão propõe um novo paradigma para a liderança, colocando por terra a tendência de se apegar às tradicionais listas de características indispensáveis a um grande líder. Sabe por quê?

As empresas valorizam líderes que são grandes comunicadores, pensadores visionários e que podem fazer com que as realizações aconteçam.

Porém, segundo os estudos de Rath e Conchie, nenhum líder estudado apresenta um perfeito domínio de todos esses atributos. E mais: os que se empenham em dominar todas essas áreas acabam sendo os que se mostram menos eficazes.

Liderança tradicional x Liderança Positiva

Tal descoberta é um desafio às noções tradicionais de liderança, sobre as quais o líder deve ser excelente em tudo, o tempo todo.

Em vez de reforçar um conceito ilusório sobre liderança, o que as pesquisas do Gallup nos mostram é algo bem diferente: o líder realmente eficaz é aquele que conhece, desenvolve e aplica suas forças.

Ou seja, se você almeja atingir a excelência na arte de liderar e, assim, obter excelentes resultados para a sua empresa, em vez de concentrar-se em seus pontos fracos, o segredo é tirar proveito do você tem de melhor: suas forças.

Se você deseja desenvolver ao máximo suas competências e atributos de liderança, participe do Positive Leader, um programa que reúne o que há de mais contemporâneo em termos de psicologia positiva, para fazer um líder comum se tornar um líder positivo, pronto para transformar as forças da sua equipe em molas propulsoras de desempenho.

Inscreva-se já no Positive Leader e domine habilidades de liderança positiva para aplicação em si, na sua equipe e na sua empresa.

Comentários
Compartilhar
AnteriorEstratégia de Negócio: Quanto vale o seu tempo?
PróximoOs 7 hábitos da liderança eficiente, por Stephen Covey
Flora Victoria é presidente da SBCOACHING Training e diretora educacional do SBCOACHING Group. Mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia, é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país – seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo. Trainer com ampla experiência, já atuou na formação de mais de 25 mil coaches.