Posted in:

Liderança positiva: o segredo dos líderes que fazem a diferença.

“Os líderes mais eficazes mudam para sempre o curso da vida das pessoas.” É com esta frase que Tom Rath e Barry Conchie abrem o livro Strength Based Leadership (Liderança baseada em força, em tradução livre), no qual analisam décadas de pesquisas, conduzidas pelo Instituto Gallup ao longo de 50 anos, sobre os resultados da liderança positiva.

A conclusão a qual eles chegaram diz respeito ao modo como os líderes conhecem e utilizam suas forças, e também contribuem para que seus liderados façam o mesmo.

Mas afinal, o que é Liderança Positiva?

A liderança positiva é fundamentada nos ensinamentos da psicologia positiva. É uma nova abordagem, cientificamente comprovada, com o potencial de alavancar resultados dentro de um contexto empresarial.

Um líder positivo estimula o desenvolvimento dos colaboradores e energiza o ambiente de trabalho, por meio da motivação e inspiração, engajando e florescendo a sua equipe para que ela seja mais comprometida e produtiva.

Como a Liderança Positiva pode interferir em sua carreira?

Primeiro, ela é indispensável para os líderes que querem crescer com os desafios e fazer suas organizações triunfarem no turbulento cenário econômico e financeiro, que hoje se descortina.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


Pensando nisso, criamos um material que vai te ajudar a ser mais feliz e realizado através de hábitos de sucesso.

Clique aqui para ter acesso ao material e participar de um encontro online, onde Villela da Matta vai te dar mais conhecimento sobre este tema.

Continuando...

A liderança positiva ajuda a reter talentos, diminuir o turnover da empresa, aumentar performance de equipes, elevar a satisfação e o bem-estar no local de trabalho e alcançar metas e resultados positivos.

Segundo, a conclusão propõe um novo paradigma para a liderança, colocando por terra a tendência de se apegar às tradicionais listas de características indispensáveis a um grande líder. Sabe por quê?

As empresas valorizam líderes que são grandes comunicadores, pensadores visionários e que podem fazer com que as realizações aconteçam.

Porém, segundo os estudos de Rath e Conchie, nenhum líder estudado apresenta um perfeito domínio de todos esses atributos. E mais: os que se empenham em dominar todas essas áreas acabam sendo os que se mostram menos eficazes.

Liderança tradicional x Liderança Positiva

Tal descoberta é um desafio às noções tradicionais de liderança, sobre as quais o líder deve ser excelente em tudo, o tempo todo.

Em vez de reforçar um conceito ilusório sobre liderança, o que as pesquisas do Gallup nos mostram é algo bem diferente: o líder realmente eficaz é aquele que conhece, desenvolve e aplica suas forças.

Ou seja, se você almeja atingir a excelência na arte de liderar e, assim, obter excelentes resultados para a sua empresa, em vez de concentrar-se em seus pontos fracos, o segredo é tirar proveito do você tem de melhor: suas forças.

Se você deseja desenvolver ao máximo suas competências e atributos de liderança, participe do Positive Leader, um programa que reúne o que há de mais contemporâneo em termos de psicologia positiva, para fazer um líder comum se tornar um líder positivo, pronto para transformar as forças da sua equipe em molas propulsoras de desempenho.

Inscreva-se já no Positive Leader e domine habilidades de liderança positiva para aplicação em si, na sua equipe e na sua empresa.

1 Comentário

Deixe um comentário

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *