Os mitos e verdades das empresas de sucesso

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James C. Collins tornou-se um dos maiores autores da área de gestão nos últimos 20 anos. De maneira precisa e meticulosa, ele estuda os fundamentos da transformação de empresas de sucesso.

Collins é um visionário, meticuloso quanto aos seus objetivos e gosta de sonhar alto. Seus planos de pesquisa frequentemente abrangem um período de muitos anos. Com sucesso, no início da década de 1990, Collins, seu colega Jerry Porras e uma equipe de pesquisadores investigaram 18 empresas bem-sucedidas, entre elas a Procter & Gamble, a Boeing e a Walt Disney.

Os resultados dessa pesquisa levaram à publicação do livro Built to Last, um best-seller que desvenda os mitos e as verdades das empresas de sucesso. Confira abaixo:

12 Ideias falsas e verdadeiras sobre empresas de sucesso

1.      Uma ótima empresa começa com uma ótima ideia.

Falso: algumas empresas visionárias começam sem quaisquer planos ou ideias bem-definidos.

2.      Organizações bem-sucedidas possuem metas ambiciosas

Verdadeiro: Collins e Jerry Porras gostam de chamá-las de MEGAAs: Metas Grandiosas, Arriscadas e Audaciosas.

Por exemplo, a meta da Ford era “Democratizar o automóvel”, a da Microsoft era “Um computador em cada mesa de trabalho e em cada casa”. As MEGAAs devem estar diretamente relacionadas à essência da empresa e ser capazes de mobilizar as pessoas.

3.      Empresas visionárias têm valores fundamentais semelhantes.

Falso: empresas bem-sucedidas têm diferentes valores fundamentais.  O que realmente importa é que os funcionários acreditem nos valores da organização e ajam de acordo com eles.

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4.      Empresas visionárias frequentemente se caracterizam por uma cultura de negócios

Verdadeiro: Elas são muito conscientes a respeito da conduta que esperam dos funcionários. Encorajam o sentimento de que, trabalhar nelas, faz deles profissionais especiais e despertam um alto grau de comprometimento.

Às vezes, os programas de treinamento e rituais aos quais novos recrutados são submetidos – como cantar o hino da empresa – parecem mais doutrinação do que educação.

5.      Organizações de sucesso não correm riscos.

Falso: essas empresas têm coragem para estabelecer metas ambiciosas e um grande impulso para atingi-las.

6.      Empresas visionárias preferem desenvolver a contratar líderes

Verdadeiro: Essas empresas não contratam gestores de alto escalão, elas preferem desenvolver seus próprios/novos líderes.

Buscando uma liderança forte e contínua, essas organizações garantem a manutenção de seus valores fundamentais no futuro.

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7.      O sucesso é resultado de um planejamento estratégico complexo e brilhante.

Falso: na verdade, empresas bem-sucedidas fazem vários experimentos. Elas progridem com tentativas e erros, falham e começam tudo de novo.

8.      Empresas de sucesso têm líderes carismáticos.

Falso: empresas visionárias são lideradas tanto por líderes visionários quanto por seus próprios colaboradores.

9.      “Bom o bastante” não está no vocabulário das empresas visionárias.

Verdade: Elas não se debruçam sobre os sucessos de hoje por muito tempo; em vez disso, focam incansavelmente em obter resultados ainda melhores amanhã. Uma maneira dessas empresas lidarem com isso é medindo e comparando resultados continuamente.

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10. Empresas de sucesso têm como prioridade superar a concorrência.

Falso: empresas visionárias desejam, antes de tudo, conquistar a si mesmas. Se elas superam a concorrência durante esse processo, consideram isso um pequeno bônus.

11. Empresas de sucesso empenham-se demais em seus testes

Verdade: se algo funciona, permanece; se não dá certo, é descartado. Esse esforço não se apresenta em termos de fracasso e sucesso, mas de “experimentação”. O ato de experimentar é um convite à avaliação honesta e impede que interesses pessoais fiquem acima de tudo.

12. As pessoas amam trabalhar para empresas visionárias.

Falso: esse tipo de empresa tem uma ideologia tão forte que não há meio termo – ou você ama ou odeia.

Os conceitos e estratégias de James C. Collins, assim como de outros pensadores, como Stephen Covey, Peter Drucker, Robert Quinn e Philip Kotler, serão abordados no maior seminário de gestão e negócios que acontecerá, pela primeira vez no Brasil, no dia 20 de Novembro.

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Os 4 pilares da gestão e empreendedorismo – liderança, organização, estratégia e execução – serão apresentados de forma dinâmica, prática e intensa, por Ben Tiggelaar, um dos mais influentes pesquisadores da área.

Então, se você quer ter uma empresa de sucesso, ser um líder inspirador, aprender estratégias comprovadas de como ter um negócio bem-sucedido, participe do MBA IN ONE DAY.

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