Qual o verdadeiro perfil de um empreendedor?

874

Ter o próprio negócio, buscar uma solução inovadora e atender as novas demandas de mercado são algumas das motivações que despertam o espírito empreendedor.

Embora o empreendedorismo seja uma prática em constante crescimento, tornar-se um empresário ou um administrador e criar uma estratégia de negócio, não é uma tarefa tão simples quanto parece.

Todo empreendedor deve ter valores fundamentais, que precisam ser seguidos à risca para se aproximarem do sucesso. Confira:

5 características que todo empreendedor deve ter

1.      Facilitador

Um bom empreendedor sempre busca ser parceiro na caminhada para o êxito. Seja no ambiente interno, com os colaboradores, ou no externo, com seus clientes, ele tem que procurar maneiras de simplificar o caminho até as metas. Isso implica em cortar processos desnecessários e facilitar a vida no trabalho.

2.      Inovador

A base do empreendedorismo é a inovação, entretanto, ter novas ideias nem sempre é fácil. Para criar algo original é necessário manter a cabeça aberta e saber ouvir conselhos de parceiros e amigos. Às vezes, a grande sacada vem com a colaboração de outra pessoa.

3.      Conhecedor

É fundamental que o empreendedor busque seu constante desenvolvimento profissional e mantenha-se sempre atualizado. Estudar, frequentar eventos e assistir conferências são algumas práticas obrigatórias para que o profissional continue a adquirir ou atualizar conhecimentos, mesmo num estágio avançado da carreira.

4.      Parceiro

Empresas são bem-sucedidas quando a equipe trabalha unida e empolgada. O empreendedor, como líder, deve manter certa postura diante de seus colaboradores, mas sem deixar de ser parceiro e de ajudar nas resoluções mais difíceis.

5.      Mãos à obra

Desenvolver um projeto exige empenho. O empreendedor tem que agir com criatividade e pensar em surpreender o cliente. O e-commerce (loja virtual) é um dos modelos mais buscados por quem está abrindo uma empresa.

Se esse é o seu caso, confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença:

  • Ao montar sua loja online, veja a estética como um diferencial. Um site bem feito não significa, necessariamente, um site rebuscado e cheio de efeitos;
  • Organize a navegação de acordo com o usuário que vai acessar a página, para facilitar a experiência;
  • Destaque sempre o botão de compra e não estenda muito os passos até a conclusão do negócio;
  • Trabalhe com redes sociais, divulgue promoções e crie interações exclusivas com os seus seguidores;
  • Conheça e aplique técnicas de SEO. Elas vão ajudar o site a alcançar uma melhor posição em buscadores, como o Google.

Ter bons valores e seguir alguns conceitos básicos são essenciais para todo empreendedor. Por isso, assim que decidir qual será a sua área de atuação, busque desenvolver melhor suas habilidades e competências para alcançar sucesso com seu novo negócio!

Caso você não tenha uma formação voltada à área administrativa ou de negócios, invista em cursos ou um MBA para aumentar seus conhecimentos.

MBA IN ONE DAY, o maior evento de gestão e negócios, pela primeira vez no Brasil, no dia 20 de novembro.
MBA IN ONE DAY, o maior evento de gestão e negócios, pela primeira vez no Brasil, no dia 20 de novembro.

O MBA IN ONE DAY é ideal para profissionais liberais, líderes ou pessoas que querem abrir um negócio próprio e não possuem muito tempo e conhecimento na área de empreendedorismo.

O mesmo vale para empresários, que querem rever os conceitos e técnicas dos melhores pesquisadores da área, ampliar o network e conquistar uma nova visão sobre o mundo dos negócios.

É um empreendedor, líder ou profissional autônomo? Quer saber mais dicas sobre liderança, estratégia, execução e gestão organizacional?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos exclusivos.

Acesse também: www.mbainoneday.com.br e garanta o seu ingresso para o maior evento de gestão e negócios do mundo.

Comentários