Posted in:

Planner: o que é, para que serve, por que usar e benefícios

planner o que e para quer serve por que usar beneficios

O planner é uma ferramenta simples e eficaz para organização pessoal e profissional.

Mas será que ela serve para você?

Os métodos de planejamento são totalmente particulares e dependem de vários fatores.

Há quem prefira se organizar com aplicativos digitais, enquanto outros ainda se sentem mais seguros com papel e caneta.

Além disso, são infinitas as possibilidades de registrar e controlar compromissos, tarefas, metas, projetos e ideias que surgem diariamente.

Todas essas variáveis estão presentes no planner, que é uma das soluções mais completas para organizar a vida pessoal e profissional.

Para escolher seu método ideal, você precisa levar em conta suas necessidades, estilo de vida, rotina e forma de organizar seus pensamentos.

E para ajudar nessa decisão, criamos um guia completo.

Confira a seguir as respostas para todas estas dúvidas:

  • O que é um planner
  • Benefícios e vantagens do método
  • Principais tipos de planner disponíveis
  • O coaching e o planejamento assertivo
  • Como montar um planner personalizado
  • Exemplos de softwares de planejamento
  • Razões para escolher o planner impresso
  • Planner x bullet journal x agenda: qual a diferença?
  • O coaching como ferramenta para atingir objetivos.

Quer planejar melhor o seu futuro e controlar o presente?

Então siga com a leitura e saiba tudo sobre o assunto.

O que é planner?

O planner é uma ferramenta de planejamento pessoal e profissional pensada para o registro e organização das mais variadas informações.

A palavra planner significa planejador e revela o propósito desse instrumento.

Tradicionalmente, o planner tem o formato de um caderno impresso com diversas opções de personalização, de acordo com o uso pretendido.

Hoje, também existem diversas opções digitais, mas muitas pessoas defendem planner físico como a melhor opção.

O diferencial do planner é a quantidade de informações que podem ser organizadas em uma única ferramenta, incluindo datas, compromissos, metas de curto e longo prazo, pensamentos, projetos, tarefas e muito mais.

Por essa razão, essa ferramenta está se popularizando em tempos de rotinas aceleradas e dificuldade em planejar o dia a dia de forma eficiente.

Para que serve o planner?

planner para que serve

O planner serve, essencialmente, para planejar a vida pessoal e profissional de forma eficaz e eficiente.

Entre as ferramentas de organização, o planner é conhecido por oferecer a solução mais completa, que vai muito além do registro de compromissos e tarefas.

Para começar, há espaço para o planejamento diário, semanal, mensal e também semestral e anual, de acordo com o modelo.

As tarefas também podem ser organizadas com auxílio do planner, nas famosas listas de afazeres que ajudam a lembrar de cada pequena missão.

Ainda na categoria lista, também entram compras, materiais de trabalho, pessoas a convidar para um evento, itens para fazer as malas e muito mais.

Outro diferencial importante do planner é a possibilidade de traçar metas e objetivos em longo prazo, para não se prender somente ao planejamento imediato do dia a dia.

Em termos de projetos, a ferramenta ajuda a acompanhar cada etapa, mantendo o progresso ao lado das outras tarefas diárias.

Isso também ocorre com novos hábitos, grandes ou pequenos, que podem ser planejados e construídos com ajuda do planner.

Para completar, alguns modelos oferecem um espaço dedicado à gestão orçamentária, permitindo o registro de receitas e despesas para guiar a gestão financeira pessoal e familiar.

Além disso, é possível personalizar totalmente o caderno, decorando conforme o seu estilo.

Por fim, a magia do planner está na possibilidade de criar um diário simultâneo à agenda, registrando memórias, sentimentos e pensamentos ao longo do processo de organização e planejamento pessoal.

Por que usar um planner?

A grande vantagem do planner é reunir em um único lugar todas as informações necessárias para uma vida mais organizada, produtiva e eficiente.

Mas é claro que uma ferramenta não é capaz de resolver sozinha seus problemas de organização.

Para que o planner seja efetivo, você precisa, antes de mais nada, organizar corretamente as informações da sua vida e definir prioridades.

O planner funciona como um facilitador que esquematiza os dados de forma estruturada e agradável, mas você é responsável por usá-lo adequadamente e manter uma rotina de registro, planejamento e consulta.

No cenário atual, a gestão do tempo e o planejamento estratégico não são mais métodos restritos a executivos — devem estar presentes na vida pessoal e profissional de todos.

O tempo é um dos recursos mais escassos e valiosos, à medida que nossas obrigações aumentam e a avalanche de informação nos atinge.

No livro Gestão Eficiente do Tempo (As Sistemas, 2015), a autora Márcia Bhering nos apresenta a tríade do tempo, um conceito que divide as ações do ser humano em três aspectos básicos: sentido, realização e execução.

O sentido diz respeito a tudo aquilo que é realmente importante, descartando o que é supérfluo e representa perda de tempo no dia a dia.

Já a realização é o próprio planejamento, que significa definir objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para se manter no caminho certo.

Por fim, a execução é a implementação do que foi planejado, com a escolha das prioridades e determinação do tempo para completar cada tarefa.

Se as três etapas forem realizadas da forma correta, você conseguirá administrar bem o tempo e não viverá sobrecarregado(a) por urgências.

No caso, o planner é útil em todas as dimensões da tríade do tempo, pois permite que você identifique propósitos de vida, defina objetivos e acompanhe suas ações diariamente.

Quais os benefícios e vantagens de se usar um planner?

planner quais beneficios

São inúmeros os benefícios de se usar um planner, a começar pela facilidade em concentrar todas as informações na mesma ferramenta.

A própria decisão de adquirir um planner é o primeiro passo para tomar o controle da própria vida e começar a enxergar o futuro com seriedade.

Afinal, a chave para qualquer realização é a gestão do tempo eficiente, que nos permite focar no que é essencial e evitar tarefas inúteis ou procrastinação.

O especialista Christian Barbosa, conhecido por ser um mentor de produtividade e autor de livros como A Tríade do Tempo (Elsevier Brasil, 2008), explica que o maior problema das pessoas é deixar tudo para a última hora e não anotar nada.

Em entrevista à Super Interessante, ele revela que os latino-americanos têm o dia dominado por tarefas urgentes, segundo levantamento da sua empresa de consultoria.

Para evitar esse problema, o segredo é definir uma métrica para o que é realmente urgente, pois a maior parte das prioridades se tornam urgentes por falhas de comunicação, atrasos e erros de planejamento.

A dica do especialista é fazer planos a cada três dias, com o auxílio de uma ferramenta como o planner, de modo que você consiga cumprir todas as tarefas sem sobrecarga.

Logo, um dos grandes benefícios do planner é a sua função de assistente na gestão do tempo, capaz de manter o foco nos objetivos predeterminados.

Além disso, o planner oferece uma visão panorâmica de objetivos, tarefas e projetos, permitindo que você avalie o progresso como um todo – e não apenas na rotina diária.

Quais são os diferentes tipos de planner?

Há vários tipos de planner que diferem em formato, tamanho, personalização e opções de periodicidade.

De início, há planners impressos e digitais, que já dividem opiniões entre as preferências do público.

Depois, a escolha fica entre planners personalizados ou padronizados, com inúmeras opções de layouts customizáveis online para montar o próprio planner ou modelos prontos.

Outra classificação é sobre o agrupamento de datas, pois há planners anuais, mensais, semanais e sem data.

Por fim, os formatos vão desde planners que cabem no bolso até planners A3, dependendo da necessidade.

Como o Coaching auxilia no desenvolvimento de um planejamento assertivo

planner como coaching auxilia desenvolvimento planejamento assertivo

O coaching é uma metodologia poderosa para ajudar no desenvolvimento de um planejamento assertivo.

Isso porque nossa capacidade de planejar a vida está diretamente ligada à disciplina, motivação, foco e autoconhecimento.

Todas essas competências comportamentais são trabalhadas em profundidade pelo coach, que busca potencializar virtudes e corrigir nossas vulnerabilidades.

Ou seja, algumas sessões de coaching podem ser suficientes para comprovar a eficiência de um bom planejamento pessoal, por meio da definição de objetivos e planos com o apoio do profissional.

Além disso, o coach ajuda você a seguir as metas continuamente e vencer qualquer barreira no caminho, melhorando sua organização para alcançar propósitos na vida pessoal e profissional.

Como montar um planner?

Se a opção é por montar um planner personalizado, há várias opções online que permitem a customização e impressão.

Também há planners feitos à mão de forma artesanal, que demandam um nível mais avançado em habilidades de design.

Com o auxílio das ferramentas online, é possível montar rapidamente um planner a partir de templates prontos e recursos de personalização.

Primeiro, o usuário escolhe a capa, que geralmente é feita de couro sintético ou material resistente e apresenta várias opções de cores e estilos.

Depois, cada bloco de informações é escolhido de acordo com as necessidades pessoais.

Os blocos possuem calendários diários e semanais, espaços para anotar metas, espaços motivacionais e ainda controle financeiro.

Além disso, há opções de espaços para desenhar, tomar notas e guardar ideias, com opções de folhas pautadas, quadriculadas, pontilhadas ou em branco.

Em lojas online, há ainda a possibilidade de acrescentar acessórios como réguas, pastas plásticas, adesivos, porta-canetas, pingentes e muito mais.

Exemplos de softwares para fazer seu planejamento

planner exemplos softwares planejamento

Em paralelo ao mundo dos planners, existem os softwares e aplicativos de planejamento e gestão.

Vamos conhecer alguns dos mais famosos.

Trello

O Trello é um dos aplicativos de organização e gestão mais conhecidos, que apresenta um sistema de quadros, listas e cartões intuitivo e prático.

Seu uso é mais focado em equipes profissionais, mas a ferramenta também é útil para projetos pessoais e familiares.

Guiabolso

O Guiabolso é o aplicativo de gestão financeira mais conhecido, usado por mais de um milhão de brasileiros para controlar suas finanças.

Sua plataforma mantém um registro preciso dos gastos e calcula a saúde financeira do usuário, além de conectar-se automaticamente ao banco e organizar todos os dados.

Wunderlist

O Wunderlist é um aplicativo focado em listas de tarefas, que permite a organização e compartilhamento em tempo real com outras pessoas.

Alguns recursos do software são os lembretes, atribuição de tarefas, anotações e comentários.

Google Agenda

Por fim, a agenda mais popular é a Google Agenda, que oferece um aplicativo muito fácil de usar.

A grande vantagem é que a agenda é integrada ao Gmail, registrando automaticamente os compromissos, além de oferecer vários tipos de visualização, para dia, semana e mês.

Por que ter um planner impresso?

planner por que ter impresso

Você deve ter reparado que os aplicativos de planejamento e organização têm um grave defeito: nenhum deles reúne todas as informações de que você precisa.

Para obter o mesmo resultado de um planner, você precisa ter uma coleção de aplicativos no celular.

É exatamente por isso que muitas pessoas defendem o planner impresso, como uma forma mais eficiente de se organizar, que foge da avalanche de informações digitais.

Embora a tecnologia facilite nossa organização, não temos total controle sobre os softwares e acabamos reféns de sua arquitetura e funções predeterminadas.

Já no planner impresso, temos mais domínio da ferramenta e possibilidade de personalização.

Essa vantagem é reforçada pela escritora Jackie Reeve, que acredita no poder da escrita à mão para fixar melhor as informações em nosso cérebro.

Em entrevista ao New York Times, ela explica que o hábito de escrever ao invés de digitar exige mais atenção e estimula a memória.

Por isso, em vez de pular de aplicativo em aplicativo, a solução mais prática é escolher um caderno de planejamento personalizado que resolve tudo de uma vez.

Embora muitas pessoas fiquem desconfortáveis em voltar para os papéis, é uma ótima alternativa para melhorar o planejamento e organização pessoal.

Qual a diferença entre planner, bullet journal e agenda?

As ferramentas de organização não acabam nos planners: ainda existem os bullet journals e agendas.

Vamos entender melhor a diferença entre eles.

Bullet journal

O bullet journal é um método de organização criada pelo designer Ryder Carroll, com o propósito de ajudar pessoas a terem uma vida mais produtiva e significativa.

Apelidado de BuJo, é um caderno alternativo às agendas em um formato totalmente flexível, onde as tarefas são anotadas em conjunto com metas, notas mentais e qualquer expressão desejada.

O criador sugere a divisão do bullet journal em cinco sessões: índice, legendas, log do futuro, log mensal e logs diários.

Ao contrário do planner ou agenda, essa ferramenta é muito mais livre e cabe a você organizar da forma que quiser.

Agenda

A agenda é o formato mais básico e convencional de organização de compromissos em datas e períodos específicos.

É uma ferramenta que serve unicamente para controlar tarefas no calendário, mas qualquer coisa que não seja datada já não funciona.

Por exemplo, projetos pessoais, viagens, gestão financeira e objetivos de vida não podem ser incluídos na agenda.

Logo, o planner é a solução mais completa e estruturada, enquanto a agenda se resume a obrigações datadas e o bullet journal é mais experimental.

O Coaching como ferramenta para atingir os seus objetivos

planner coaching como ferramenta para atingir seus objetivos

De pouco adianta investir em um planner se você não tiver o compromisso necessário com os seus objetivos e a resiliência exigida para levantar a cabeça e seguir em frente.

Se você precisa de uma ferramenta transformadora para se organizar de vez, o coaching tem a resposta ideal para atingir objetivos em curto, médio e longo prazo.

Isso porque essa metodologia foca no desenvolvimento de competências comportamentais, o que promove uma mudança real nas suas atitudes.

Ou seja, trata-se de um processo que vai muito além da organização no trabalho e em casa – ele ajuda a planejar estrategicamente o seu futuro, conforme seus valores, metas e objetivos.

Assim, com o apoio profissional do coach, você poderá construir um plano de ação detalhado.

Além disso, o autoconhecimento proporcionado pela metodologia garante que você escolha o caminho certo e se mantenha firme em seus propósitos, sem deixar que a insegurança ou indisciplina atrapalhem o seu sucesso.

Conclusão

planner conclusao

Se você chegou até aqui, já deve ter decidido se vale a pena optar por um planner para ajudar na sua organização pessoal.

De modo geral, a escolha da ferramenta de planejamento é muito particular, mas o planner está entre as mais completas e se adapta a uma grande variedade de estilos de vida, objetivos e rotinas.

Com disciplina e foco, um simples caderno de planejamento pode se tornar uma solução revolucionária na sua vida, mas tudo depende da sua dedicação.

Ao combinar sessões de coaching com o uso do planner, por exemplo, você pode desenvolver as habilidades necessárias para gerir melhor o seu tempo e ainda contar com uma boa ferramenta de apoio.

São inúmeras opções para evoluir no planejamento pessoal, mas o importante é ter o impulso de mudar de vida e buscar seus objetivos com determinação.

Afinal, quando você administra o presente e planeja o futuro, não há limites para as realizações adiante.

Gostou das dicas sobre o planner e a importância do planejamento na sua vida?

Como você se organiza atualmente?

Deixe um comentário contando sua experiência e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *