Checklist caneta

Para conseguir de fato aquilo que se deseja, ter disciplina é fundamental.

Quando se tem um objetivo, o primeiro passo para conquistá-lo é analisar a situação e encontrar maneiras de atingir tal meta. Depois dessa avaliação, é preciso planejar detalhadamente como o objetivo será atingido e, para conseguir de fato aquilo que se deseja, ter disciplina é fundamental.

O poder da disciplina é uma das competências comportamentais mais importantes para quem pretende ter uma carreira de sucesso. Afinal, não adianta ser um profissional bem capacitado, criativo e versátil, se você não consegue cumprir prazos, falta a reuniões e não se dedica de forma efetiva àquilo que almeja conquistar. Ter um bom planejamento, mas não cumpri-lo com determinação acaba sendo um passatempo e não traz os resultados esperados.


Tipos de disciplina

Há dois tipos de disciplina, o poder da disciplina: a imposta e a livremente ou conscientemente adotada. Cada um deles tem suas características e contribui para determinadas situações. A disciplina imposta funciona muito bem durante curtos períodos e, por isso, é bastante útil em ocasiões urgentes, como momentos de crise em organizações.

Já a disciplina adotada livremente traz melhores resultados quando o prazo para alcançar objetivos é maior. Quando a determinação parte de um estímulo próprio ou está ligada à conquista de projetos pessoais, o indivíduo tem plena consciência de seus sonhos e suas capacidades e sabe que precisa seguir o planejamento corretamente para atingir o que almeja.

Mãos disciplina

Ter disciplina para alcançar o que deseja é fundamental na vida.

Inimigos da disciplina

Ter disciplina para alcançar o que deseja é fundamental na vida, tanto no que diz respeito a conquistas individuais quanto em relação ao comportamento humano nas organizações. Se você deseja ser mais disciplinado, precisa saber o que pode atrapalhar sua determinação para evitar. Veja:

Dúvida – quando você duvida de um objetivo acaba não tendo motivação suficiente para alcançá-lo. Resultado: você se acomoda, desanima. Para que isso não ocorra é preciso estabelecer metas claras e consistentes, que você tenha certeza de que pode alcançar porque conhece bem suas potencializadas.

Indolência – pensamentos como “dá para fazer depois” e “amanhã eu resolvo” precisam ser evitados ao máximo, pois acabam se tornando uma bola de neve e, quando você se dá conta, suas obrigações estão todas atrasadas e você não sabe mais como colocar o trabalho em ordem.

Vantagens da disciplina

O poder da disciplina capacita o individuo para tornar-se autônomo, produtivo, confiante e motivado, pois o faz tomar maior consciência de suas potencialidades. Uma pessoa disciplinada, além de autoconhecimento, tem maior capacidade de:
– aprender e realizar tarefas;
– suportar a pressão externa;
– lidar com a frustração de não conseguir realizar alguns sonhos;
– manter a motivação diante de situações difíceis.

Crédito Imagens:

http://glo.br.msn.com

http://adrformacion.com