Posted in:

Proatividade: Tudo o que você precisa saber

Com um mercado cada vez mais concorrido, a proatividade é pré-requisito obrigatório em todas as descrições de vagas de emprego. A habilidade de antecipar uma ação ou problema é um diferencial para quem busca ter sucesso na vida.

A boa notícia é que a proatividade não é uma competência nata e pode ser desenvolvida, por meio de atitudes positivas. Neste conteúdo, falaremos sobre como ser mais proativo e quais os benefícios desse comportamento para a vida pessoal e profissional. Acompanhe!

produtividade

Afinal de contas, o que é proatividade?

Proatividade é o comportamento de antecipação e responsabilidade sobre determinada ação, escolha ou resolução de um desafio.

Pessoas proativas são sempre bem-vindas diante dos desafios e problemas pessoais e profissionais, isso porque, seu comportamento proativo permite a identificação antecipada de situações ou problemas que possam surgir no dia a dia.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


Pensando nisso, criamos um material que vai te ajudar a ser mais feliz e realizado através de hábitos de sucesso.

Clique aqui para ter acesso ao material e participar de um encontro online, onde Villela da Matta vai te dar mais conhecimento sobre este tema.

Continuando...

As principais características de uma pessoa com proatividade são:

Não é à toa que as empresas valorizam tanto colaboradores que demonstram disposição e estão empenhados em trazer novidades e não cumprem somente o que lhe é determinado.

como ter proatividade

Os benefícios da proatividade para a vida pessoal e profissional

Pessoas proativas apresentam alta produção e é, justamente, isto que as companhias buscam no momento das admissões: colaboradores que entreguem bons resultados.

E não é só na vida profissional que a proatividade é fundamental. Pessoas com este perfil estão sempre aptas a encarar novos desafios e mudanças, isso porque, simplesmente, elas fazem as coisas acontecerem e tornam metas em resultados e objetivos em realidade.

Confira alguns benefícios de pessoas proativas:

  • Raramente ficam sem emprego: pessoas proativas têm alta competitividade no mercado de trabalho e, dificilmente, ficam sem emprego, exatamente, porque as organizações estão sempre à procura de profissionais que gostam de encarar desafios e inovar nas soluções.

carreira

  • São destaque no mercado de trabalho: profissionais com proatividade são destaque em suas funções. Isso porque, eles agregam valores à companhia que prestam serviço e sempre são reconhecidos e recompensados por seus resultados.curso de liderança
  • Possuem uma carreira promissora: pessoas com proatividade possuem maior probabilidade de uma carreira promissora. Como são notadas por sua eficiência e resultados, sempre surgem propostas de aumentos salariais, ascensão a cargos melhores e também novas oportunidades de emprego.

carreira

gestão de tempo

  • São mais realizadas e felizes: os proativos têm mais satisfação na vida, porque não são acomodados e buscam sempre evolução. São determinados e estão sempre motivados na busca de seus objetivos.

felicidade

Como aumentar a produtividade?

Quando se trata de aumentar a produtividade é preciso mencionar maneiras de atingir objetivos, realizar metas, maximizar resultados, utilizando poucos recursos.

Para ter produtividade, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, você deverá desenvolver competências para eliminar as ações que consomem recursos desnecessários.

Para isso, é preciso que haja interesse em desenvolver a proatividade, afinal de contas, a identificação antecipada de determinadas situações não surge do nada. Assim, para que haja a mudança de comportamento, é importante estar atento a essas dicas:

equipes

Faça sempre o melhor e tome a iniciativa

Ser proativo significa tomar a frente e propor soluções por si próprio e não seguir ordens. Assim, ao invés de fazer bem feito o que esperam que faça, vá além e dê o melhor de si, mesmo que ninguém tenha solicitado.

Procure por oportunidades que o ajudem a evoluir e esteja sempre aberto a sugestões e atento às novidades que possam otimizar processos no dia a dia. Escolha agir, não tenha medo de correr riscos, exponha suas ideias e opiniões, e não se iniba quando elas forem vetadas. Encare tudo como aprendizado

cursos de liderança

Nunca se acomode, esteja atento a todas as oportunidades!

Um proativo é uma pessoa eficiente e está sempre antenada às tendências e oportunidades para inovar. Por isso, nunca se deixe levar pela acomodação.

Não tenha medo de mudanças e de enfrentar problemas e conflitos. Quanto mais buscar informações e adquirir novas experiências, mais preparado estará para encarar desafios de forma eficaz.

proatividade

Esteja atento ao futuro

A qualificação aliada à proatividade torna-se um diferencial quase imbatível para o sucesso. Não é à toa que as empresas com plano de carreira para os funcionários investem em candidatos com esse perfil.

Sabendo disso, planeje iniciativas que demonstrem o interesse em conquistar um crescimento pessoal e coletivo. Lembre-se que pensamentos bem-intencionados são sempre valorizados e que a proatividade pode ser adquirida, basta estimular o seu potencial.

estratégia

Ser proativo não é ser prepotente

Tome muito cuidado para não abraçar o mundo e querer resolver tudo sozinho, achando que isso é proatividade. Ser proativo não significa passar por cima de pessoas, ordens e decisões.

Desrespeitar as regras da empresa para sair à frente em relação aos demais não é a maneira correta de mostrar serviço. É possível dar o máximo de si agindo com moderação. A iniciativa proativa deve estimular os outros para que o trabalho em grupo ganhe força e não gere um sentimento de desconforto entre os membros da equipe.

proativo

Motive a si mesmo e aos que estão ao seu redor

motivação é fundamental para desenvolver ideias novas e alcançar objetivos. Lembre-se, pessoas proativas são movidas por desafios.

Tenha iniciativas próprias e seja dinâmico, essas são atitudes contagiantes que propiciam a motivação no trabalho em equipe, ampliam o nível de produção e, consequentemente, os resultados e o seu crescimento profissional.

Liderança Positiva a chave do sucesso organizacional

Como o coaching pode ajudar a desenvolver proatividade

O processo de coaching contribui para o aumento da produtividade tanto das atividades profissionais, quanto pessoais. Por meio de técnicas e ferramentas, o coaching auxilia o desenvolvimento de atitudes e mudanças de comportamento proativas.

Com a metodologia do coaching é possível trabalhar habilidades fundamentais e estratégias para o aumento de proatividade de forma significativa, como:

aposte em crescer

Assim, as habilidades e competências desenvolvidas graças ao processo de coaching  aumentam e as possibilidades de sucesso de pessoas, equipes e empresas, pois elas passam a produzir mais e com melhor qualidade.

Veja aqui quais soluções podem ser úteis para que você possa se desenvolver e alcançar resultados inigualáveis.

Quer saber mais sobre produtividade? Assine a nossa newletter e receba conteúdos exclusivos toda semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *