relações humanas

Analise suas relações

Relações Humanas

Viver em sociedade é uma das mais antigas características humanas e, surpreendentemente, não estamos totalmente preparados para lidar com as relações humanas. Inicialmente, nos primeiros anos de vida, estamos voltados a nós mesmos, à nossa personalidade. Precisamos, afinal, adaptar-nos à existência e, após todo esse esforço, temos o mundo para enfrentar e se relacionar.

Esse caminho é inevitável. Sustentar parcerias (em casamentos, sociedades, amizades) e a boa convivência exige tolerância, ética e autoconhecimento, elementos que auxiliam no sucesso em diversas áreas da vida.

Visualize o outro

Criar melhores condições para o mundo que vivemos está diretamente relacionado ao nosso senso de tolerância. As tecnologias aproximaram o mundo, porém as fronteiras do respeito às diferenças parece ter se esmaecido. Compreender que as relações construídas entre as pessoas com quem mantemos laços afetivos é o começo de um processo que deve atingir todos os que estão à nossa volta.

Assegurar o nosso espaço no mundo, com todas as nossas particularidades, é fundamental para reconhecer a individualidade, entretanto, respeitar o espaço do outro é indispensável a quem pretende usufruir dos resultados da boa convivência e de uma sociedade melhor.



Requisitos para bons relacionamentos

Ser tolerante é o primeiro passo. As pessoas são diferentes umas das outras, aprenda a tolerar o que é diverso. Esse comportamento irá auxiliá-lo a conviver, por exemplo, com colegas de trabalho que podem assumir posicionamentos opostos aos seus e atingir, da mesma forma, bons resultados.

A tolerância vem ligada ao respeito, essencial para não se perder nas próprias concepções do que é correto e incorreto, e à abertura a experiências que aproximam pessoas e apresentam novas concepções do mundo, agregando conhecimentos valiosos à sua vida pessoal e profissional.