Sucesso no casamento

258
Como manter o sucesso no casamento
Como manter o sucesso no casamento

A vida a dois já foi o sonho de muitos casais de namorados que se apaixonam, desejam viver sob o mesmo teto e construir uma família, mas, atualmente, essa comunhão está cada vez mais banalizada. O relacionamento já não é mais prioridade e ao primeiro sinal de conflito de interesses, os casais logo pensam em divórcio.

O casamento não é apenas uma aliança sacramentada em papel e abençoada na igreja, com o testemunho de familiares e amigos do casal. É uma instituição baseada no desejo de passar seus dias ao lado de alguém, abdicando, muitas vezes, das suas próprias vontades para satisfazer o outro, praticando a arte de ceder e apoiando seu companheiro sob qualquer circunstância, não deixando que os problemas do dia a dia interfiram na relação e lutando juntos, acima de tudo, para manter o sucesso no casamento.

Convivência harmoniosa

Apaixonar-se faz parte da vida de todo ser humano e, mais que isso, viver essa experiência é o desejo da maioria da população. Mas como muitos sabem, a paixão é um sentimento arrebatador que, muitas vezes, tem prazo de validade para acabar. O indivíduo passa a pensar mais no outro do que em si mesmo, anula a sua personalidade e perde a sua individualidade, o que não é saudável e jamais poderia dar certo.

Uma relação harmoniosa deve estar fundamentada em um sentimento baseado em respeito, confiança e cumplicidade, que precisa ser construída gradativamente com a participação de ambos, com um intuito mútuo e um objetivo comum.

Também é importante manter o diálogo sempre. Em momentos de divergências e desentendimentos, lembre que as pessoas são diferentes e têm opiniões e atitudes divergentes, buscando o entendimento por meio de conversas civilizadas, em que ambos possam expressar o que pensam e chegar a um acordo que seja satisfatório aos dois.

Desejos e planejamentos em comum

Objetivos comuns motivam o casal a se manter um ao lado do outro, estabelecendo prioridades, traçando planos e definindo a estratégia e os prazos juntos. As metas desejadas devem ser discutidas e estabelecidas de maneira que ambos se beneficiem e esteja a contento dos dois.

O apoio recíproco é fundamental para gerar motivação ao casal, e no caso de alguma atitude contrariar o alcance do objetivo, o melhor é conversar e buscar uma solução que satisfaça os dois, sem ninguém ser prejudicado nem abandonar a ideia inicial. União e compreensão são as palavras-chave para a concretização dos planos em um casamento.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Qual a missão do seu relacionamento“, no Blog SBcoaching.

Comentários
Compartilhar
AnteriorLiberando as amarras
PróximoLeitura e o desenvolvimento humano
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.