Tempo: Administre seu tempo de maneira eficaz

Quatro dicas para ser mais produtivo e acabar com frustração de não realizar as atividades que deveria.

Você acredita que o tempo é hoje um dos recursos mais importantes que você possui? Você sente que está cada vez mais atarefada e ansiosa para cumprir seus compromissos, sejam eles pessoais ou profissionais? Você convive com um sentimento de frustração quando não consegue realizar todas as atividades que precisava?

E se eu te contar que isso acontece com a maioria dos brasileiros?

Recentemente a ISMA-BR, uma entidade internacional dedicada à prevenção e estudo do estresse, apontou que 62% dos brasileiros sofrem com a falta de tempo devido à sobrecarga e ao excesso de tarefas. Um outro dado, bastante preocupante, diz que 30% dos profissionais em nosso País já desenvolveram a Síndrome de Burnout, ou seja, o esgotamento físico e mental que pode causar problemas cardíacos, depressão, transtornos do sono e de ansiedade, cuja causa está ligada à vida profissional.

Uma pergunta importante que precisamos nos fazer é: será que eu realmente estou lidando com uma quantidade inadequada de tarefas ou ainda não desenvolvi habilidades que me permitam gerenciar meu tempo de maneira eficaz?

Tempo

Seja qual for sua conclusão, não há dúvidas de que algumas dicas sobre gestão eficiente do tempo podem contribuir para que você consiga alcançar melhores resultados. Confira:

1. Faça sua agenda: sempre planeje as atividades do seu dia, atribuindo o tempo necessário para desenvolver cada uma delas. Utilize uma agenda, seja de papel ou seja digital. Ao longo do dia, observe essa agenda que servirá como seu roteiro de ações.

2. Feche os drenos: observe em sua rotina quais pequenas atividades podem estar consumindo muito do seu tempo como: navegar na internet, pausa prolongada para o café, conversas paralelas etc. Procure eliminar atividades secundárias que levam à distração.

3. Organize-se: mantenha seus documentos sempre organizados, sejam papéis ou arquivos no computador. Se você sempre souber onde estão os documentos de que precisa, seu tempo será otimizado.

4. Termine as tarefas: muitas vezes iniciamos uma atividade e não a concluímos por diversos motivos. É muito importante mantermos o foco naquela tarefa até terminá-la. Isso ajudará a não deixarmos pendências de um dia para o outro, e assim sucessivamente, gerando acúmulos desnecessários.

Se você tiver qualquer dúvida ou quiser saber mais sobre administração do tempo, pode me escrever. Meu e-mail é: coaching@igcorp.com.br

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Fabricio Sagi

Fabrício Sagi

Partner da SBCoaching Empresas, com especialização em Business Coaching, por meio de metodologias cientificamente validadas e desenvolvidas por Brian Tracy – um dos maiores especialistas em coaching do mundo, é também master coach, executive, positive, career e life coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching. 

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