Você faz networking?

Ter um bom networking é um benefício a mais para sua carreira

O profissional que trabalha de maneira motivada e mantém um bom relacionamento interpessoal – dentro e fora da empresa – já realiza o networking. Ter relacionamentos profissionais com diversas pessoas, de várias áreas, é a oportunidade ideal para se tornar notado e requisitado, quando for necessário desenvolver uma nova demanda.

O networking é um processo que pode conduzir ao crescimento profissional, além de gerar, como consequência, credibilidade e confiabilidade nas entregas do colaborador. A comunicação e o bom relacionamento com os clientes e colegas são os responsáveis por transformar essa confiança em novas oportunidades de negócios.

Use o networking e tenha uma carreira promissora

Utilizando o networking, o profissional será capaz de ampliar seus contatos e estabelecer um vínculo com as pessoas do seu círculo social e também com colegas de trabalho e clientes. Para potencializar ainda mais os benefícios dessa rede de contatos, é essencial manter contínua interação e trabalho com competência e eficácia, mostrando o quanto pode ser útil para realizar projetos que façam a diferença.

Ao realizar tarefas dessa forma, o profissional, inevitavelmente, irá se tornar um exemplo para seus colegas e gestores que passarão a reconhecer o seu trabalho. Os resultados também podem ser obtidos por meio do bom relacionamento com os clientes, pois, dessa maneira, eles optam pelo atendimento de quem supre suas necessidades, o que gera ainda mais destaque ao colaborador.

Você faz networking?  - Tenha um bom relacionamento

Atitudes que são ruins para o networking

O networking, para alguns, é um processo difícil de ser posto em prática, uma vez que passa certa sensação de interesse constante em demonstrar os talentos, em vez de se voltar às relações pessoais. Entretanto, as interações de networking, na maioria das vezes, ocorrem com pessoas que avaliam o trabalho umas das outras, pois mantêm contatos profissionais e sabem reconhecer capacidades e desempenhos de todos.

Algumas dicas para tornar o processo de networking mais fácil são: seja educado e mantenha diálogos interessantes – seja nos momentos de atendimento a clientes ou nos diálogos sobre negócios com os colegas de trabalho. Em ocasiões importantes, não use roupas extravagantes e zele pela elegante aparência.

 

Quer saber mais? Leia o artigo Os 5 erros no networking. no Blog da SBCoaching.