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Autossabotagem: como superar as dificuldades que você mesmo cria

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Já se perguntou por que muitas vezes seus projetos e desejos acabam não indo para frente? Você decide estudar para trabalhar em seu emprego dos sonhos, mas na hora de se aplicar acaba não conseguindo? Planeja atividades e nunca consegue executá-las? Você pode estar vivenciando a autossabotagem.

O processo acaba sendo executado de maneira automática. Você nem percebe, mas pode estar aplicando em sua vida pensamentos e atitudes destrutivas repetidamente. Mas, afinal, o que é autossabotagem?

O que é autossabotagem?

Autossabotagem é quando criamos desculpas ou obstáculos de maneira consciente ou inconsciente que acabam paralisando nossas forças para alcançar metas e objetivos. Esse comportamento parece internamente confortável, pois aceita as suas incapacidades e inseguranças.

No entanto, isso acaba gerando uma imagem deturpada de si mesmo, de modo depreciativo e crítico. Esse vício cresce e se instala rapidamente, minando todas as suas ações, forças, oportunidades de mudança e crescimento.

Como funciona o processo de autossabotagem?

O ciclo de autossabotagem funciona por meio dos processos repetitivos e automáticos que praticamos e adquirimos ao longo da vida. Sabe aquele tipo de coisa que você nem precisa lembrar de fazer, como dirigir ou andar de bicicleta? Estes são processos involuntários.

Do mesmo modo, os pensamentos sabotadores trabalham em nossa mente de maneira recorrente, minando nossas forças emocionais. Você nem sente, mas eles estão lá te desmotivando. Sabe quando você pensa que aquilo não é para ser seu ou que você não é bom o bastante? Estes são exemplos de autossabotagem.

Causas da autossabotagem

Existem diversos fatores que podem criar o ciclo da sabotagem. O processo está associado à baixa autoestima e às crenças limitantes, adquiridas por meio do convívio de pessoas que temos contato frequentemente, como colegas de trabalho, amigos, familiares, entre outros. É o caso de alguns relacionamentos amorosos e familiares.

Desse modo, ao ouvir interferências externas e sem uma inteligência emocional desenvolvida, os pensamentos negativos acabam sendo construídos e enraizados na mente, criando um ciclo de autodepreciação.

Exemplos de comportamento de autossabotagem

Procrastinação

O hábito de deixar as coisas para depois está altamente associado ao ciclo da autossabotagem. Isso acaba acontecendo pois a pessoa nunca se sente apta a tomar alguma atitude e acaba adiando a execução de uma tarefa.

Compulsões

Levado por desequilibro emocional, você pode desenvolver compulsões que não te fazem bem, que serão resolvidos na medida que você trabalha sua saúde física e mental.

Como superar a autossabotagem

Como vimos, cabe apenas a você ter o controle de suas ações e pensamentos para se libertar da autossabotagem. Para isso, separamos algumas dicas de como realizar esse processo.

Comece a mudar seu pensamento

Reflita sobre algumas ações e comportamentos que você teve até o momento, e perdoe-se sobre situações que não deram certo. Comece a construir um novo pensamento substituindo “não sou boa o bastante” por “eu sou capaz e vou conseguir”.

Mande embora toda a negatividade e tudo aquilo que lhe oprime e impede de seguir em frente. Comece a treinar sua mente para que ela assimile novos padrões mentais.

Saia da zona de conforto

Você pretende mudar de profissão, mas sempre acaba procrastinando? Enfrente seus medos e siga atrás de seus objetivos. Pare de pensar nas condições, esqueça o clássico “e se …” e comece a assumir o controle da sua vida!

Matricule-se naquele curso que sempre quis fazer, procure o relacionamento saudável que almeja. Vá em busca de seus sonhos! Você merece o melhor e sempre deve buscar isso.

Desenvolva a inteligência emocional

Esse método é de extrema importância para manter as emoções em completo equilíbrio. Aprenda com a SBCoaching a controlar suas ações e sentimentos para que possa se livrar de padrões destrutivos e sabotadores.

O treinamento de Personal & Professional Coaching oferece todas as técnicas de transformação pessoal que irão te auxiliar na quebra dos ciclos viciosos da sabotagem, melhora na autoestima, autoconhecimento e inteligência emocional.

Encontre amigos para te auxiliar no processo

Busque um ser positivo e confiável que lhe ajude na construção dos novos hábitos. Esqueça amizades destrutivas que só lhe incentivam a procrastinar e não praticar a mudança. Mantenha-se rodeado de amigos que agreguem nesse seu processo de autodesenvolvimento.

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