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feedback é uma ferramenta, nem sempre lembrada pelas empresas, para resolver problemas comuns como colaboradores desorientados, sem saber se estão atendendo as expectativas no ambiente de trabalho.

Ele funciona como uma espécie de troca de informações entre o chefe ou supervisor e os funcionários, para que a atuação no trabalho e o que a empresa espera estejam alinhados. Segundo Flora Victoria, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, é também um instrumento de liderança essencial, que ajuda na conquista de bons resultados. Feedback - Importância do feedback

Feedback: Entenda a importância

O reconhecimento no trabalho é fundamental para manter a motivação e o crescimento profissional, abrindo portas para novas oportunidades e desafios. Para que isso aconteça, o desenvolvimento deve ser constante, construindo um caminho de aprendizado, preparação, vivência, acertos e erros.

Mas para identificar esse caminho e acertar nas escolhas, o profissional precisa receber informações sobre como está sendo sua atuação, se está alinhada com o que a empresa precisa, além de conhecer seus pontos fortes, saber quais são as oportunidades de crescimento e receber sugestões. Essa troca de informações é chamada de feedback.

A ferramenta permite um diálogo aberto entre duas pessoas ou até mesmo um grupo. É capaz de mostrar as forças do profissional e quais pontos devem ser melhorados, além de reconhecer as competências e indicar como desenvolver novas.

Serve também para mostrar as expectativas da organização e o que ela espera do colaborador, indicando o caminho que ele deve seguir. Quando o feedback não ocorre ou é ineficiente, o profissional não sabe se está fazendo um bom trabalho e não se sente reconhecido, perdendo sua vontade e motivação.

Um estudo do Instituto Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, mostra que de 54% a 66% dos profissionais não estão engajados, de 11% a 17% estão ativamente desengajados e apenas 22% a 27% estão realmente engajados com o seu trabalho.

Feedback: Como deve ser feito

Essa comunicação entre os profissionais pode ser feita de várias formas. A melhor opção é sempre presencialmente. Caso não seja possível, também pode ocorrer por e-mail ou até mesmo por telefone.

O importante mesmo é que ele seja dado a partir de uma análise ampla do desempenho do profissional, contendo três aspectos básicos: pontos fortes, oportunidades e sugestões.

Flora indica as principais formas de feedback do mundo corporativo. O apreciativo, com elogios focando nas realizações do funcionário, aumentando a autoestima e a confiança nas habilidades e competências. Fortalece o vínculo entre funcionário e empresa, o que permite que o colaborador perceba o seu valor para a corporação.

Já o corretivo se baseia nas orientações assertivas, focando no que é necessário corrigir ou mudar. Busca fortalecer o senso de responsabilidade por erros e suas consequências para o todo. O regular, por sua vez, é composto por comunicações mais frequentes, um retorno constante que o líder dá ao funcionário para que ele siga o caminho certo.

Fonte: Doutíssima