Posted in:

BONDADE: A virtude da humanidade

O que a missionária Madre Teresa de Calcutá, a paquistanesa Malala e o ex-presidente americano Barack Obama têm em comum? Além de terem sido agraciados com o maior prêmio da paz mundial, essas três personalidades possuem: a força da bondade.

Se generosidade, delicadeza, cuidado e compaixão são características que você possui, provavelmente você tem bondade em suas forças de assinatura.

Sob a virtude da Humanidade, essa força descreve a tendência a ser uma boa pessoa, fazer favores e cuidar dos outros. Também chamada de generosidade, essa força pode se manifestar de várias formas: desde o simples gesto de ceder o lugar no ônibus até atos de verdadeiro altruísmo.

Sorrisos e gentilezas também são parte dessa força. Conforme disse o fabulista grego Esopo: “Nenhum ato de bondade, não importa quão pequeno seja, é desperdiçado”. A bondade é a preocupação com questões fora de si mesmo e, especificamente, com o bem-estar da geração seguinte. De 0 a 10, o quanto você se considera bondoso?

Baixe o e-book e tenha acesso a materiais exclusivos da semana de caráter

A bondade é contagiante

Há muitas maneiras de utilizar a força da bondade com as pessoas ao seu redor, e qualquer tipo de aplicação prática dessa força pode afetar os outros de maneira que nem percebemos ou imaginamos. Isso porque a bondade se multiplica: se você fizer algo bom para alguém, esse alguém se sentirá compelido a fazer algo bom pra outra pessoa e assim sucessivamente.

E temos que concordar que vivemos em uma época em que todo ato de bondade é bem-vindo, não é mesmo? Além do efeito multiplicador, alguns estudos mostram que pessoas felizes são mais motivadas para demonstrar comportamentos de generosidade e expressar gratidão. O simples ato de relembrar e relatar atos de bondade já é suficiente para aumentar o nível de felicidade.

Outro estudo descobriu que os participantes relataram que se sentiam mais felizes gastando dinheiro em prol de pessoas mais necessitadas em vez de gastarem consigo mesmas. Essas pesquisas mostram como a satisfação com a vida pode ser elevada pela prática da bondade, sugerindo que há uma forte relação entre bondade e felicidade.

a-pratica-da-bondade
A satisfação com a vida pode ser elevada pela prática da bondade, sugerindo que há uma forte relação entre bondade e felicidade.

Como desenvolver sua força de bondade

Desenvolvemos a bondade quando fazemos boas ações sem a expectativa de ganhos pessoais. Claro que não é preciso lutar contra a pobreza como fez Madre Teresa ou abrir escolas para refugiados sírios como fez Malala para se tornar uma pessoa mais bondosa.

Essa força pode ser fortalecida com atos extremamente simples. Confira as dicas abaixo:

  • Busque compartilhar um espacinho debaixo do seu guarda-chuva quando ver alguém se molhando na calçada em um dia chuvoso ou doar sangue ou roupas de frio que não são mais utilizadas.
  • Procure falar com um morador de rua e, quem sabe, lhe oferecer uma refeição. Faça um ato de bondade hoje mesmo para desencadear o efeito multiplicador dessa força.
  • Realize um ato aleatório de gentileza todos os dias, como: desacelerar para permitir que um carro passe a sua frente, elogiar um colega de trabalho, comprar um presente para o seu parceiro.

Agora pare e pense! Como você se sente ao ser elogiado por um colega de trabalho por sua excelência? Ao receber um pequeno presente de alguém? Ao ser cumprimentado com um sorriso? Atitudes como essas, apesar de simples, geram consequências extremamente positivas em nosso dia.

Muitas vezes, o impacto de um simples ato de generosidade é subestimado. Mas se você parar pra pensar em sua existência, é muito provável que seja capaz de se lembrar de um caso em que um ato de bondade teve um efeito altamente profundo em você.

Positive Experience, o maior evento de psicologia positiva do Brasil

Quer ser mais feliz e usar suas forças para aumentar seus resultados? Participe do Positive Experience, um evento inédito no Brasil. Aprenda e vivencie 3 dias intensos de intervenções positivas da ciência da felicidade. Veja mais informações AQUI.

Faça parte dessa onda positiva. Compartilhe nossas postagens com as hashtags #DiaDoCarater #CharacterDay2018 #CultivatingCharacter #SouSBCOACHING

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *