Empreendedorismo feminino: 4 dicas que toda empreendedora deve saber

194

A presença das mulheres no mercado de trabalho tem aumentado cada dia mais.  Junto com a representatividade e inovação da liderança feminina, também surgem novas oportunidades de negócios.

As mulheres estão vencendo a desigualdade e provando o seu real valor e competência no mercado. De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor 2017, parceira do SEBRAE, o das empresas abertas no Brasil em 2016 mais da metade foram abertas por mulheres.

Segundo Hilka Machado , especialista em empreendedorismo “a taxa de empreendimentos iniciados no país, desde 2007, oscilou entre 47% e 54% para homens e mulheres. Em 2016, a taxa foi de 48,5% para homens e 51,5 % para mulheres”.

Mulheres em cargos de liderança aumentam em 21% as chances de atingir resultados acima da média

As mulheres são por natureza mais detalhistas e por isso possuem uma visão sistêmica e analítica do negócio como todo, além disso, elas conseguem desenvolver melhor as relações interpessoais o que é uma grande vantagem competitiva no mercado.

Dados recentes da empresa de consultoria McKinsey, apontam que empresas com liderança feminina aumentam em 21% as chances de conquistar resultados acima da média.

É muito comum as mulheres pensarem em abrir o seu próprio negócio ou trabalharem por conta, após a maternidade. A flexibilidade de tempo e a conquista da independência financeira são os principais fatores que mais atraem o público feminino para empreendedorismo.

Mas apesar das características peculiares da liderança feminina, muitas mulheres ainda encontram barreiras ao assumirem o seu próprio negócio.

Dicas para mulheres empreendedoras

Após atuar por mais de 30 anos no mundo corporativo, Liamar decidiu investir em seu sonho e abriu seu próprio negócio, se tornar uma empreendedora. “A sensação é de vazio e de não saber para onde ir, mas como eu já sabia qual era a minha missão, todos os desafios se tornaram ínfimos obstáculos que transpus para chegar onde eu queria e continuo transpondo para onde quero chegar”, conclui a instrutora licenciada da SBCoaching.

Liamar Fernandes, Business Coach e Trainer SBCOACHING

Veja abaixo as 4 dicas de coaching que podem te ajudar a alcançar sucesso em sua empresa:

1.  Reúna o capital necessário e tenha prudências com os gastos

É muito Importante ter uma reserva financeira para que você se sinta confortável enquanto empreende e controle financeiro enquanto os negócios estão na fase inicial, investindo somente em coisas que agregarão valor ao seu objetivo ser uma empreendedora. Essa dica é essencial para o sucesso do seu projeto, visto que 26,9% das pequenas e médias empresas não resitem aos primeiros dois anos.

2.  Autoconhecimento: descubra exatamente qual é a sua missão

 Saber qual é a sua missão e o que realmente te faz feliz é essencial para entender se esse é o melhor momento de empreender. Portanto, reflita e procure conhecer mais sobre si mesmo.

3.  Seja detalhista ao traçar seus objetivos

Com o objetivo claro, coloque uma data para o concluí-lo, estabeleça as estratégias a serem seguidas e as ações que deverão ser tomadas, visualizando os passos que serão necessários para o atingi-lo.

4. Coloque tudo em prática

Por último é entrar em AÇÃO. Muitos pensam e poucos fazem. Não há segredos, mas sim muito trabalho, empenho e dedicação.

 

Independentemente dos desafios que aparecerem no caminho, o principal é saber que situações desafiadoras tornam a pessoa mais resiliente, experiente e confiante. Liamar ainda acrescenta: “quando você estiver diante de uma situação que para você é um desafio, lembre-se: FOQUE NO OBJETIVO   ->   ACREDITE   ->    E  AVANCE.”

Como o coaching pode ajudar a mulher atingir o sucesso!

O Personal & Professional Coaching é ideal para mulheres que buscam a evolução na vida pessoal e na carreira. A metodologia exclusiva do treinamento oferece ferramentas, cientificamente comprovadas, para potencializar o poder de visão da mulher sobre si mesma e sobre sua capacidade de ter sucesso como profissional, mãe, parceira e mulher!

Com foco total no aumento de performance e maximização do nível de resultados positivos na vida pessoal e profissional. O treinamento ajuda a mulher a:

  • Definir metas e objetivos com clareza;
  • Desenvolver foco e competência para que seus objetivos sejam alcançados;
  • Identificar e superar bloqueios que a impedem de alcançar seus objetivos;
  • Aumentar sua performance e levar a excelência na vida de outras pessoas;
  • Elevar o nível de satisfação e de realização em sua vida;
  • E muito mais!

Conheça o Personal & Professional Coaching ➡

Comentários
Compartilhar
AnteriorEmpreendedorismo feminino: 5 razões para tornar-se coach
PróximoComo as mulheres podem ampliar seus resultados utilizando o coaching?
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.