O papel dos coaches dentro das empresas vem sendo cada vez mais valorizado. As organizações passaram a perceber o quanto têm a ganhar com a atuação desses profissionais e, por isso, seguem contratando-os com mais frequência. Sendo assim, vale a pena explicar com detalhes como deve ser a atuação do executive coach.

Quais são os primeiros passos da assessoria feita pelo Executive Coach

A primeira etapa é um processo um pouco mais burocrático. Entre outras coisas, o executive coach deverá identificar fatores de sucesso e o potencial a ser explorado de um executivo ou da equipe de funcionários da empresa. Essa etapa ainda guarda um ponto chave na atuação do executive coach: o vínculo com a equipe. Este aspecto do trabalho será fundamental para que o executivo ou a equipe aceitem os métodos propostos e se doem para atingir as metas.

Executive Coach: Avaliando e desenvolvendo a equipe

Numa segunda etapa, uma análise de perfil da equipe será feita através de testes (assessements) e entrevistas individuais. O objetivo é identificar papéis, como o tipo de liderança de um executivo, e descobrir o quanto a equipe poderá render.

Atividades serão propostas para que os líderes aprendam a aceitar o feedback de seus funcionários, o que os levará a começar a ouvir melhor, aceitar, abrir a mente e os direcionará a uma tomada de decisões. O executive coach ainda costuma assessorar a formação de um plano de ação. Este plano irá, entre outras coisas, identificar o tipo de atuação que o líder deverá ter para otimizar os resultados da empresa, além de sugerir eventuais intervenções em áreas que não estão rendendo o esperado.

Quando o Executive Coach coloca o Plano de ação em prática

Uma vez aprovado pelos acionistas, esse plano de ação poderá entrar em prática. Para fazê-lo funcionar, o executive coach aplica uma série de técnicas, fazendo os funcionários passarem por atividades em equipe, como dramatizações e cursos de desenvolvimento. Outras atividades, como estudos de caso, simulações e até avaliação em vídeos também costumam ser empregadas.

Executive Coach analisa e reavalia os resultados obtidos

Após seis meses, uma nova análise é feita a fim de se identificar os pontos que foram aperfeiçoados e o que ainda há de se fazer na empresa. A partir do resultado de tal análise, se planejará futuras ações.