3 Dicas para Desenvolver uma Boa Comunicação e Subir na Carreira - comunicar-se quesitos essenciais profissional

Expressar-se de modo claro e direto facilita a compreensão do ouvinte e é uma ferramenta poderosa tanto durante uma negociação quanto na hora de definir metas e objetivos.

Saber comunicar-se bem é um dos quesitos essenciais para qualquer profissional que deseja alcançar destaque no mercado de trabalho. Expressar-se de modo claro e direto facilita a compreensão do ouvinte e é uma ferramenta poderosa tanto durante uma negociação quanto na hora de definir metas e objetivos; lidar com fornecedores, clientes e investidores; vender uma ideia para a chefia; contornar um problema com um consumidor; delegar tarefas aos colaboradores e ministrar treinamentos para a equipe.

A insegurança e a falta de conhecimento são fatores que podem atrapalhar seu diálogo, por isso, ao falar com uma única pessoa ou com uma multidão é preciso estar preparado. Confira algumas dicas para garantir uma boa oratória:



1 – Estude e organize-se

Na hora de apresentar-se para um grupo de pessoas é preciso dominar bem o assunto e saber exatamente quanto tempo se tem para falar e quem é o público-alvo. Com essas informações em mãos é possível escolher que tipo de linguagem usar e quais dados não devem deixar de ser fornecidos. Utilize recursos multimídia para complementar a explanação, mas, certifique-se com antecedência que os arquivos e o equipamento estão funcionando perfeitamente. Criar um roteiro e treinar antes são mais alguns truques que contribuirão para o seu sucesso.

2 – Conheça seu público e saiba como interagir com ele

É preciso conhecer bem o que espera quem irá escutá-lo. Além disso, durante a exposição é possível identificar elementos capazes de ajudar na adequação do discurso. Ao falar com um grupo de empresários busque ser mais direto e objetivo. Se for conversar com alunos, utilize comparações práticas e elementos que despertem a atenção.

Durante o diálogo, observe a reação de quem está recebendo as informações. Se as pessoas estão inclinadas em sua direção ou dispersas, pode ser que seu tom de voz esteja muito baixo. Se elas fazem muitas perguntas aos colegas ou não terminam as anotações, é provável que você esteja falando rápido demais.

3 Dicas para Desenvolver uma Boa Comunicação e Subir na Carreira - linguagem corporal

Distribua bem os olhares enquanto fala e aprenda com cada erro e acerto. Isso proporcionará a você um ótimo desenvolvimento na carreira profissional e na vida pessoal.

3 – Lembre-se da linguagem corporal

A linguagem corporal influencia muito a comunicação, sendo responsável por 55% da transmissão das mensagens durante uma apresentação. Essa linguagem não verbal inclui gestos, expressões faciais e posturas. Ao conversar com alguém ou com um grupo de pessoas, evite cruzar os braços para não parecer que está relutante em relação aos comentários e pontos de vista distintos do seu. Procure também manter a cabeça ereta. Incliná-la demais para cima passa a ideia de arrogância e, para baixo transmite submissão.

É importante lembrar que cada apresentação é única e que todos os presentes são importantes. Logo, distribua bem os olhares enquanto fala e aprenda com cada erro e acerto. Isso proporcionará a você um ótimo desenvolvimento na carreira profissional e na vida pessoal.