carreira profissional

Escolher uma boa carreira profissional não é garantia de sucesso.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e as empresas exigem profissionais cada vez mais preparados e qualificados. Por isso, para conquistar uma boa posição profissional, é preciso ter força de vontade e buscar, constantemente, a ampliação dos conhecimentos e o aperfeiçoamento das habilidades .

Boas Carreiras

São milhares de caminhos a seguir no mercado de trabalho atual. Diversas escolhas em diversas áreas e suas ramificações.

Entre as carreiras com maior remuneração e mais reconhecidas no Brasil atualmente, estão:

  • medicina;
  • engenharia;
  • administração;
  • direito;
  • ciências econômicas e contábeis;
  • cursos da área de comunicação.

Contudo,  escolher uma dessas carreiras profissionais não é garantia de sucesso. Listamos 5 desafios fundamentais que precisam ser superados para ser bem-sucedido no profissionalmente.

1º Desafio – Encara Obstáculos de forma positiva e construtiva

O primeiro deles é ultrapassar os obstáculos, convertendo os fatores negativos em positivos, a fim de solucionar problemas e aprender com as dificuldades. É importante nunca deixar as dificuldades tomarem conta de sua vida, saber separá-las e enfrentá-las de forma paciente e organizada, afinal, é com elas que aprendemos a lidar com as situações mais variadas que a vida nos proporciona.

2º Desafio – Automotivação

O segundo desafio é a automotivação, ou seja, encontrar estímulos internos para realizar as atividades profissionais. Para isso, é fundamental ajustar os objetivos pessoais com os objetivos da empresa e buscar conhecer as próprias habilidades para superar limitações e alcançar tudo o que deseja.

3º Desafio – Comunique-se

Em terceiro lugar está o desafio da comunicação, um dos maiores no ambiente corporativo. Um bom profissional precisa saber expressar suas ideias e fazer-se compreender, tanto na relação com os colegas de trabalho quanto com os clientes da empresa. Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso corporativo e individual.

4º Desafio – Resiliência – aprenda a se adaptar 

O quarto desafio é desenvolver a capacidade de adaptar-se às mudanças. A flexibilidade é um talento muito apreciado pelos gestores hoje em dia. Um profissional resiliente é capaz de encarar a diversidade de opiniões e os problemas como oportunidades de crescimento e, por isso, possui uma visão mais ampla diante de situações difíceis.

5º Desafio – Cuide bem de seu tempo

O quinto desafio para uma carreira profissional bem-sucedida é a capacidade de gerenciar o tempo de forma eficiente. Isso também envolve as habilidades de definir prioridades e de delegar tarefas para otimizar o trabalho.Com o coaching, você consegue superar todos esses desafios e desenvolve ao máximo suas potencialidades profissionais para alcançar uma carreira de sucesso. O coach, profissional devidamente habilitado para aplicar as técnicas de coaching, irá ajudá-lo a descobrir e aprimorar seus talentos, definir metas de forma mais assertiva e traçar melhores estratégias para alcançar resultados mais positivos em um menor período de tempo.

sucesso e ascensão carreira

O profissional que desenvolve suas habilidades e se mantém motivado e proativo diante das dificuldades que surgem no dia a dia de trabalho têm maiores chances de progredir profissionalmente

Outras dicas

Acompanhe dicas de nossas instrutoras licenciadas sobre como alavancar sua carreira:

Marília Fiuza

 

Márcia Belmiro

O profissional que desenvolve suas habilidades e se mantém motivado e proativo diante das dificuldades que surgem no dia a dia de trabalho têm maiores chances de progredir profissionalmente, oferecendo à empresa um diferencial estratégico.