Alguns gerentes são percebidos como micro gestores, enquanto outros estão tão distantes do dia a dia, que só administram. Então, o que é certo? Nem sempre a resposta se resume ao estilo do gerente e sim à situação em que ele está inserido para serum gestor eficaz.

gestor

Como você sabe quando é hora de tomar para si ou quando é hora de delegar? Abaixo, um dos grandes executivos do setor de tecnologia internacional e especialista em liderança – Maynard Webb  –  cita as cinco regras para que gestores possam trabalhar melhor na Era do Empreendedorismo.

gestão eficaz

Regra n º 1: Tudo se resume a talento                           

Implemente políticas e práticas que atraiam os melhores talentos do mercado. Muitas práticas que as empresas tradicionais têm empregado, como a cultura top down (de cima para baixo) e prêmios com base nos anos de serviço, não atraem mais os talentos de hoje. Avalie honestamente qual é a posição da sua empresa na indústria, pois isso funciona como um imã para os melhores talentos. Existem muitas razões pelas quais você pode não atrair talentos (estratégia da empresa e posição no mercado, filosofia de recompensas, etc). Você deve saber onde você está e traçar uma estratégia para chegar onde você aspira a ser. Mesmo em uma empresa com desafios, frequentemente ocorre que os melhores talentos migram para trabalhar com os melhores líderes. Uma dica: olhe para o que essas pessoas estão fazendo para atrair e reter quem é talentoso!

Regra n º 2: Seja o empregador escolhido a cada dia

Seus melhores profissionais são os que fornecem uma parcela desproporcional de valor para sua empresa e também são os mais prováveis ​​de serem procurados pelos concorrentes. O que você está fazendo para ser o melhor lugar para os melhores talentos? Talentos querem continuar aprendendo e precisam ser desafiados, então faça com que essas pessoas permaneçam engajadas, ajudando-as a alcançar seus objetivos de carreira para se tornarem o CEO de seus próprios destinos.

Regra n º 3: Sobre inspiração e motivação

Motive as pessoas e equipes para fazer o seu melhor pois é essencial no mundo de hoje. Construa equipes para alcançar continuamente novos patamares e elevar suas próprias expectativas de que tudo é possível. Quando devidamente incentivados, conseguimos ser mais do que imaginávamos ser.

Regra n º 4: Exija a meritocracia

Se a questão é talento, então você precisa montar a melhor equipe. Se alguém está arrastando a equipe para baixo e não faz o seu trabalho, trabalhe rapidamente para consertar a situação, e caso não consiga resolver o problema de desempenho, faça uma mudança rápida levando em conta o aspecto humano. Trabalhe continuamente para levar suas equipes a um melhor desempenho tanto individual como coletivamente.

Regra n º 5: Forneça Coaching para colaboradores

Compreenda os objetivos de seus funcionários e trabalhe para ajudá-los a alcançar e alinhá-los com os propósitos e metas da empresa. Proporcione o desenvolvimento de carreira fora do processo de avaliação de desempenho, por meio de treinamentos. Uma opção muito utilizada são cursos de coaching, de acordo com pesquisa da PUC-Campinas, com base nos dados do relato de dez profissionais de oito diferentes empresas, 90% dos executivos que se submeteram ao processo de coaching aumentaram a produtividade.