5 técnicas para se apresentar em público

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Você já perdeu uma oportunidade de negócio ou de emprego devido à falta de habilidade de se apresentar em público? Saber fazer uma apresentação que engaje, inspire e convença a plateia é uma competência bastante valorizada por gestores e recrutadores, mas poucos profissionais a dominam. Quer se destacar no mercado? Confira cinco técnicas para fazer uma apresentação altamente eficaz!

  1. Antes de entrar em ação, foque a preparação!

É fundamental estudar e dominar o seu material, o que dará mais segurança a você e dinamismo à apresentação. Assista aos vídeos que irá mostrar à plateia, teste os aparatos técnicos, passe e repasse os slides e conheça a sala onde será realizada a palestra, reunião ou o treinamento. Ler o conteúdo ou recitá-lo de forma robótica pode entediar a plateia. Para evitar esse erro, ensaie em voz alta, concentrando-se na mensagem que você pretende transmitir à audiência. Você pode criar um roteiro com palavras-chave e pequenas notas para manter sua apresentação organizada e didática.

  1. Seu conteúdo é de altíssima qualidade? Mostre!

Comece com uma forte introdução que mostre ao público o caminho que sua apresentação tomará e o convença a permanecer atento durante todo o tempo. Evite a monotonia usando ênfases, humor, pontos de atenção, histórias que exemplifiquem o tema abordado e repetições que reforcem as ideias-chave. Para que sua apresentação flua logicamente, use apoio visual de alto impacto – slides, infográficos, fotografias e vídeos – e evite o entulho de dados que possam entediar e confundir os ouvintes.

  1. Até onde vai o poder da fala?

Para que todos entendam perfeitamente o que você diz, articule bem, projete sua voz com força e volume agradável. Use ritmo em sua fala, expondo entusiasmo e animação quando for pertinente para fisgar a atenção da plateia e, se perceber que está indo muito rápido, faça pausas com efeito dramático, isso irá gerar curiosidade e elevar a atenção dos espectadores. Se você tiver dificuldade de falar em público devido a problemas como ansiedade, medo e insegurança, não se preocupe: com ajuda do coaching, você vencerá esses obstáculos e a comunicação nunca mais atrapalhará a sua carreira!

  1. Olhos nos olhos.

Olhar nos olhos é uma forma de transmitir confiança e captar a atenção das pessoas. Faça contato visual com toda a plateia, mantendo uma expressão fácil, simpática e agradável, sorrindo sempre que for apropriado. O segredo é concentrar-se em um rosto amigável durante quatro segundos e, depois, mudar de pessoa, fazendo contato visual por mais quatro.

  1. E se der branco?

Uma técnica que pode ser usada em momentos de “branco” é interagir com as pessoas: faça perguntas cujas respostas vão além de ‘sim’ ou ‘não’ e abra espaço para que a plateia tire dúvidas. Esse tempo é fundamental para que você relaxe e se lembre do conteúdo. Se precisar, não é vergonhoso pedir ajuda, pergunte à plateia: “Onde eu estava?”. Depois, respire e foque novamente sua apresentação. Se isso acontecer com regularidade, o problema pode ser falta de concentração, atenção e foco. Nesse caso, o coaching pode ser a melhor solução!

Ao dominar essas técnicas, você se sentirá muito mais seguro diante do público. Que tal aplicá-las ao apresentar uma proposta ao cliente, mostrar resultados ao seu gestor, propor um novo projeto a colegas de trabalho, treinar sua equipe, em trabalhos acadêmicos e processos seletivos de emprego?

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