7 dicas para iniciar em um novo emprego com o pé direito

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Uma crescente tendência nos ambiente corporativo é a busca por colaboradores que encontrem soluções e alcancem resultados rapidamente. Diante desse novo panorama, os profissionais que obtiveram uma nova colocação no mercado de trabalho ou que ainda irão obter, serão cobrados para atingir resultados em um prazo ainda mais curto.

Novo Emprego - Começar com o pé direito no novo emprego

Mas o que fazer para atingir resultados em pouco tempo? Selecionamos 5 dicas para você começar em seu novo emprego com o pé direito, seguindo pelo caminho certo.

1- Evite alguns problemas já na fase de contratação

No momento de um processo seletivo, o candidato está tão ansioso para ocupar o cargo, que não se preocupa em avaliar se a cultura organizacional está bem alinhada com a dele. Para evitar desapontamentos e desligamentos, por motivos citados a pouco, é essencial que você avalie com sinceridade a proposta de emprego.

2- P rocure se ambientar aos novos processos e a cultura da empresa

Para otimizar seu tempo procure compreender todos os processos da empresa, os responsáveis por cada departamento, bem como procedimentos simples, como criação de e-mail, reservar sala de reunião e outros detalhes que pode fazer a diferença.

3- Cultivar relações interpessoais, inclusive com seu líder

Os profissionais precisam desenvolver suas habilidades de comunicação e interação com seus colegas de trabalho, dessa forma você terá pessoas para contribuir na sua adaptação. O convívio com seus superiores também pode interferir nesse processo. De acordo com pesquisa divulgada pela revista Você S/A, 26% das empresas afirmaram que a falta de conexão com o chefe é um dos maiores obstáculos para a evolução na carreira.

4- Perguntar será ótimo para conhecer mais sobre a empresa

Fazer perguntas para entender os processos internos e burocráticos ajuda a driblá-los e por consequência, otimizar tempo.

5- Escute as orientações dos novos colegas

Ouvir é a opinião dos colaboradores e como eles indicam o melhor método para realizar diferentes processos, pode evitar desgastes desnecessários e a perda de tempo. Observe e fique atento aos comportamentos. Mas atenção! Não imite comportamentos prejudiciais, para ser aceito pelos funcionários.

6- Espelhe-se nos profissionais que se destacam na empresa

Saiba quais são os novos colegas de trabalho que são admirados, o comportamento, resultados e características desses profissionais. Buscar referências positivas é uma ótima forma para se inspirar e se motivar.

7- Negocie prazos e esclareça sobre o andamento do trabalho

Seja realista e trace prazos que você consiga cumprir, as atenções estão voltadas para o seu rendimento. Desperte a confiança nos outros com ações pensadas com coerência e livre da pressão sufocante de atingir objetivos em prazos impraticáveis. Além de negociar seus prazos, mantenha seus superiores cientes do desenvolvimento de seus projetos. Esclareça etapas, metas alcançadas e as projeções, dessa forma ele terá a segurança de saber que você está no controle da situação.

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Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.