Profissional ideias

As pessoas proativas são sempre bem-vindas diante dos desafios profissionais.

As pessoas proativas são sempre bem-vindas diante dos desafios profissionais. Esse tipo de comportamento permite a identificação antecipada de situações ou problemas que possam surgir no dia a dia. Por isso, as empresas valorizam funcionários com posturas que demonstram disposição para os assuntos da carreira e não cumprem somente o que foi determinado. Essas qualidades são fundamentais para quem deseja alcançar o sucesso.


Desenvolva habilidades

Os membros de um ambiente corporativo estão atentos aos colaboradores que mostram uma atitude diferenciada. Um dos atributos mais observados é a capacidade de inovar para cumprir metas e objetivos da empresa. Logo, aqueles que ousam, e não apenas esperam para obedecer às ordens, destacam-se dos demais.

A identificação antecipada de determinadas situações não surge do nada. É preciso que haja interesse em desenvolver essa habilidade. Para que exista uma mudança de comportamento, é importante observar algumas dicas:

– Primeiramente, conheça a cultura organizacional da empresa. Assim, você poderá ter ideias e planejar ações que tragam soluções efetivas.

– O valor do salário não deve ser um limitador da qualidade do serviço prestado. Ou seja, o funcionário deve estar motivado a aprender e a desempenhar novas funções independentemente de quanto está ganhando. Esse tipo de comportamento gera o reconhecimento dos colegas.

Homem mulher preparação corrida

Ser proativo não significa passar por cima de outras decisões.

– Ser proativo não significa passar por cima de outras decisões. A iniciativa deve estimular os outros para que o trabalho em grupo ganhe força e não gere um sentimento de desconforto entre os membros da equipe.

– Outra postura positiva é manter-se atualizado para melhor desempenhar as atividades diárias. Para isso, é necessário investir em cursos de capacitação visando à qualificação e reciclagem voltadas para a sua área de atuação. Não espere que o primeiro passo para aprimorar as habilidades profissionais seja da empresa. Busque se informar sobre as oportunidades de aprendizado na própria corporação ou fora dela. A motivação é fundamental para desenvolver ideias novas e alcançar objetivos.

– É interessante também nunca se acomodar, mesmo com a realização de um projeto bem feito.

De olho no futuro

A qualificação aliada à proatividade torna-se um diferencial quase imbatível para o sucesso. Não é à toa que as empresas com plano de carreira para os funcionários investem em candidatos com esse perfil. Sabendo disso, deve-se planejar iniciativas que demonstrem o interesse em conquistar um crescimento pessoal e coletivo. Lembre-se que pensamentos bem-intencionados são sempre valorizados e que a proatividade pode ser adquirida, basta estimular o seu potencial.

Crédito Imagens:

http://inninformativo.wordpress.com

http://www.grupocetefe.com.br