carreira bem-sucedida

Depois de estabilizar-se no emprego, é natural e importante que o profissional comece a almejar uma promoção.

Conquistar uma vaga no concorrido mercado de trabalho já é uma grande vitória, mas é apenas o primeiro passo para a construção de uma carreira bem-sucedida. Depois de estabilizar-se no emprego, é natural e importante que o profissional comece a almejar uma promoção.

Um cargo mais elevado significa de início um aumento de salário, o que é bastante atrativo por si só, porém, esse não é o único estímulo que leva o funcionário a buscar uma promoção. O desejo de experimentar novos desafios e a necessidade de assumir mais responsabilidades dentro da empresa são fatores determinantes para que o colaborador decida pleitear outra função.

Quando o profissional se dá conta que tem a competência para ser promovido, ele deve fazer uma autoanálise para ter certeza de que pode assumir as obrigações que o futuro cargo exige. Certo da própria capacidade e com a meta em mente,  é preciso que ele adote algumas atitudes fundamentais para progredir na carreira profissional:

Seja franco – ser claro com os superiores em relação aos seus objetivos é importante. Converse abertamente com seu chefe e questione quais as reais chances de uma promoção. Se a chefia não estiver aberta a esse assunto, o funcionário pode procurar o setor de recursos humanos e mostrar suas atividades atuais, seu tempo de trabalho na empresa e seu desejo de crescer.

Trabalhe bem – uma vez que seu objetivo esteja claro, é imprescindível demonstrar que você merece ser promovido. Empenhe-se para alcançar resultados mais positivos, trabalhe com vontade e prove que é capaz de assumir as novas responsabilidades.

Mostre suas qualidades – não seja tímido na hora de expor seus talentos. O funcionário deve aproveitar as oportunidades para mostrar aos colegas e superiores as aptidões que possui. Também é essencial olhar para o ambiente de trabalho de maneira mais abrangente, ajudando os companheiros de equipe em situações pertinentes, dando sugestões para melhorias e conversando com os demais colaboradores da empresa.

Relacione-se bem com todos – deixe em evidência o quanto a empresa e a equipe podem contar com você, mantendo um bom relacionamento interpessoal com o seu líder e com os colegas de trabalho.

bom relacionamento interpessoal

O funcionário que assume uma postura positiva, proativa e franca, e busca obter resultados melhores, tem mais chance de se destacar na empresa e de alcançar uma boa promoção.

Seja proativo – não limite sua atuação às suas funções principais. Comprove que está apto a ser promovido sendo responsável, flexível e proativo. Todos esses atributos são necessários para assumir um cargo de chefia. Foque sua atenção na busca de soluções em vez de perder tempo reclamando dos problemas.

Mantenha a positividade – quem almeja um cargo superior deve saber enfrentar as dificuldades de maneira positiva, enxergando no problema uma oportunidade de crescimento.

O funcionário que assume uma postura positiva, proativa e franca, e busca obter resultados melhores, tem mais chance de se destacar na empresa e de alcançar uma boa promoção.