Ter amigos é sempre positivo

Ter amigos é sempre positivo

Fazer amigos no ambiente de trabalho é sempre um fator positivo. Afinal, nada é pior do que trabalhar com pessoas de quem você não gosta ou com quem não costuma interagir. Além dos efeitos positivos da amizade no trabalho, preservar bons relacionamentos interpessoais dentro do emprego melhora seu quadro de perspectivas, já que aumentam suas chances de poder contar com indicações de colegas para oportunidades futuras.

Porém, cada empresa tem suas diretrizes de comportamento e é preciso ficar atento para não ser repreendido por levar seu afeto longe demais dentro do escritório.

Aprenda a separar as coisas

Em alguns casos, a amizade no trabalho pode ser intensa e duradoura, estendendo-se para além do ambiente profissional. Não há nada de errado nisso, mas é preciso saber que o comportamento sério e profissional não pode ser deixado de lado.

No caso da amizade entre chefe e subordinado, a atenção precisa ser redobrada para evitar favorecimentos ou tolerância excessiva com problemas profissionais recorrentes. Escolhas devem ser feitas, independentemente de afinidades pessoais ou maior entrosamento. Também é importante manter bons relacionamentos com os demais empregados ou alguns podem se sentir prejudicados dentro do círculo profissional.




Saiba reconhecer amizades verdadeiras

Evite ficar muito próximo de colegas que gostam de fazer difamações e falar mal dos outros colaboradores, afinal, não há garantias de que ele também não esteja fazendo o mesmo com você. Fique atento, também, com quem toma atitudes que podem dificultar seus resultados na empresa.

Os bons amigos são aqueles que lhe apoiam em momentos difíceis e não hesitam em oferecer ajuda. Você se identifica e sente que pode confiar neles. E mesmo que causem decepção em algum momento, já que isso é inevitável na vida, vão fazer de tudo para mostrar que ainda são dignos de sua confiança.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Cuidados com amizades no ambiente de trabalho“, no Blog SBCoaching.