Carreira: Pessoas Ansiosas Podem Chegar Mais Longe na Carreira?

Carreira: Pessoas Ansiosas Podem Chegar Mais Longe na Carreira?

Existem dois tipos de ansiedade profissional: a positiva e a negativa.

Em um local de trabalho, indivíduos das mais variadas personalidades e carreiras profissionais devem conviver diariamente. Sejam calmos, agitados, distraídos ou atenciosos, todos precisam manter uma relação interpessoal agradável com os colegas, de forma a garantir um ambiente harmonioso e propenso ao cumprimento das metas traçadas. Independentemente da forma de agir e pensar, é fundamental saber que o sucesso só é alcançado quando todo o grupo está focado e empenhado na busca de um objetivo em comum.






Exigência por produtividade, cumprimento de prazos e um número exorbitante de obrigações são exemplos de fatores que contribuem e modificam diretamente a maneira de agir dos trabalhadores, mexendo com o psicológico e gerando uma sensação de ansiedade, que é a maneira como a mente reage a situações que podem fugir do controle.

Existem dois tipos de ansiedade profissional: a positiva e a negativa. A primeira colabora para a remoção das barreiras que poderiam impedir o cumprimento de determinada tarefa. Com ela, o funcionário se sente motivado a encarar todos os desafios para alcançar a meta desejada. É essa determinação que faz que as coisas fluam e deem certo.

A segunda funciona de forma contrária, criando dificuldades, já que a pessoa é tomada pela ideia de que ninguém irá colaborar com a atividade. Esse ansioso sofre por antecedência e acha que tudo dará errado. Sem perceber, os indivíduos que agem desse jeito acabam criando um clima tenso e colaborando para a falta de cooperação entre a equipe de trabalho.

 

Carreira: Pessoas Ansiosas Podem Chegar Mais Longe na Carreira? - homem escritório computador mesa

Apesar de tudo, os ansiosos negativos costumam progredir mais na carreira profissional.

Outra diferença entre os dois grupos está no jeito de comemorar as conquistas. Os positivos festejam em conjunto, dividindo todos os méritos. Enquanto isso, os indivíduos do outro grupo permanecem tensos e sofrem sozinhos, mesmo com o bom resultado.

Apesar de tudo, os ansiosos negativos costumam progredir mais na carreira profissional, já que nunca descansam e sempre estão buscando novos desafios. Assim, evoluem e são promovidos mais rapidamente, mesmo pagando o preço de não relaxar e nem se desligar das atividades relacionadas aos negócios.

Não importa o tipo de pessoa que você seja. O primeiro passo para trilhar uma trajetória bem-sucedida é assumir uma postura de responsabilidade diante das tarefas do cotidiano. Independentemente da personalidade, todos podem, de forma igualitária, lutar por objetivos, alcançar metas e, assim, colher frutos, conquistando promoções dentro da corporação e até empregos melhores.