Realização profissional

Realização profissional

O sucesso, para muitos, é quase o mesmo que a felicidade. O primeiro termo parece ser direcionado a um único objetivo, absolutamente palpável, enquanto a felicidade tem características mais abrangentes.

No campo do trabalho, o sucesso está diretamente relacionado à realização profissional. As expectativas profissionais são cada vez maiores e a disputa por uma oportunidade também. O mercado recebe, diariamente, inúmeros profissionais qualificados, prontos para oferecer o melhor de si. Contudo, nessa multiplicidade de opções, como definir qual é a sua realização profissional e se a alcançou? Será que é ser chefe?

Não existem definições

Ser reconhecido com promoções é um desejo frequente de todos os que estão no mercado de trabalho. Além disso, ocupar cargos de chefia, liderança e torna-se um executivo também estão entre as maiores aspirações de colaboradores, mas será que apenas os indivíduos que atingem tais patamares se realizam profissionalmente?

Primeiro, é preciso refletir que nem todos compartilham das competências e habilidades que chefes e líderes exemplares devem ter e, por isso, essas pessoas não podem ocupar, com sucesso, cargos de diretoria, por exemplo. O mercado de trabalho deve, então, estar aberto a esse tipo de profissional que irá se especializar em desenvolver as habilidades diretamente ligadas às suas atividades e não investirá em gestão de pessoas ou de negócios.

Esses funcionários são os denominados indispensáveis para que os serviços oferecidos pelas empresas nas quais trabalham continuem sendo oferecidos com qualidade, pois são conhecedores dos processos e os realizam com primor e tornam-se exemplos para os iniciantes na carreira.

Ainda não podemos esquecer de outro grupo de pessoas: os artistas. Os cantores, músicos, escritores, dançarinos, artistas plásticos, entre muitos outros, procuram o sucesso de outra forma e podem se realizar plenamente em suas atividades – sentindo a mesma satisfação compartilhada pelos grandes líderes empresariais.




Descubra-se

O sucesso é um processo de descobrimento em que analisamos nossas qualidades, defeitos e desejos. Definir quais são os passos que devemos dar na carreira profissional auxilia a chegada à realização e conhecer-se é, indiscutivelmente, importante para não se dedicar a algo que não se encaixa ao seu perfil, pois estar bem consigo mesmo é uma sensação inigualável.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Chefe precisa ter atribuições de líder“, no Blog SBCoaching.