apresentar ideias

Expor propostas de mudanças e alternativas de melhoria nem sempre é simples

Saber apresentar as ideias no trabalho pode render boas oportunidades dentro da empresa, pois é uma forma de mostrar que você está atento ao ambiente organizacional e busca maneiras de alcançar melhores resultados porque se interessa pelo empreendimento. Entretanto expor propostas de mudanças e alternativas de melhoria nem sempre é simples. Além da preocupação quanto à reação dos superiores, muitas pessoas têm dificuldades de organizar as informações de modo atraente, claro e objetivo.


Aliás, essa é a primeira dica: é preciso elaborar o conteúdo de sua explanação do modo mais objetivo possível. Os gestores de uma empresa raramente têm tempo de sobra para conversas intermináveis e reuniões que não trazem soluções eficientes para os problemas da organização. Se você for sucinto, específico, informativo e contundente, com certeza ganhará pontos com seus superiores. Confira mais algumas dicas de motivação e apresentação para sair-se bem no trabalho e conquistar maior reconhecimento profissional:

Seja claro e mantenha o foco

Se a sua meta é mostrar ao chefe que existe um problema, foque no problema e em como ele tem prejudicado o trabalho, mas não deixe de apresentar possíveis soluções para a questão. Dessa forma você mantém uma postura proativa diante do seu superior.

Caso o problema já seja conhecido e seu desejo é mostrar alternativas para solucioná-lo, mantenha o foco em tais soluções. Não é necessário mostrar que a situação é prejudicial à empresa se isso é sabido por todos. Assim você não estende a apresentação desnecessariamente nem se torna repetitivo.

Comprove o que você diz

Nada melhor do que usar números para atestar determinadas afirmações. Quantificar os dados é a maneira mais clara de apresentar o quanto algo é bom ou ruim. Sempre que possível, use porcentagens, valores financeiros e cálculos equivalentes.

desenvolvimento de ideias no trabalho

É preciso elaborar o conteúdo de sua explanação do modo mais objetivo possível

Use a tecnologia em seu benefício e seja criativo

Uma explanação monótona não convence nem prende a atenção de ninguém, por melhor que seja. Hoje há muitas formas de manter os ouvintes atentos ao que é dito. Você pode usar slides, figuras, vídeos, entre outros recursos tecnológicos. Também vale a pena buscar formas de interagir com a plateia, como questionários curtos e demonstrações práticas.

Antes de escolher a forma de apresentação, pesquise sobre seu público-alvo

Conhecer o comportamento humano ajuda a adotar a postura certa diante de cada pessoa. Procure saber como seus superiores gostam de receber informações. Há gestores que preferem ter um primeiro contato por e-mail antes de conversar pessoalmente com o colaborador sobre determinado assunto. Alguns líderes são mais liberais e gostam de exemplificar situações de modo menos formal. Nesse caso, você pode usar algumas imagens e vídeos engraçados para reforçar o que deseja expor. Existem ainda superiores que não abrem mão da formalidade. Se o seu chefe for desse, opte por relatórios bem formatados e modelos neutros de slides.

Treine sempre

Quanto mais você exercitar habilidades como escrever e falar em público mais fácil será elaborar suas apresentações e expor suas ideias no trabalho. Esse treino contribui para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.