AVALIAÇÃO PROFISSIONAL NÃO ATINGE AS EXPECTATIVAS - Desempenho profissional

Fazer uma autoavaliação de desempenho profissional é um comportamento natural, adotado pela maioria dos trabalhadores de todas as áreas

Nem sempre a avaliação profissional de uma tarefa realizada pelo funcionário é feita de forma positiva pelo seu superior. Por mais tempo e empenho que a atividade tenha exigido, muitas vezes o resultado não é satisfatório para o chefe e traz um feedback inesperado. No entanto, é importante que os colaboradores das empresas estejam preparados para receber retornos negativos, pois eles servirão para que os erros se transformem em aprendizado e não voltem a se repetir.

Fazer uma autoavaliação de desempenho profissional é um comportamento natural, adotado pela maioria dos trabalhadores de todas as áreas. Mesmo estando certos de que deram o melhor de si para a obtenção das metas previamente estabelecidas, muitas vezes as respostas dos líderes relacionadas ao assunto são contrárias ao que se esperava. No lugar dos elogios e reconhecimento, podem receber críticas.

Nesse momento, é preciso parar para refletir e identificar as falhas que até então não haviam sido percebidas, fazer uma avaliação profissional. As observações do chefe, sejam elas boas ou ruins, são necessárias e devem existir em todos os locais de trabalho. Elas contribuem para o crescimento profissional e o desenvolvimento das ações em equipe.

Por meio desse retorno, além de estreitar o relacionamento e proporcionar o diálogo e a troca de ideias com o superior, é possível aprender com os deslizes e entender que algumas atitudes precisam ser melhoradas para que o indivíduo corresponda ao que a empresa espera dele, ou seja, uma avaliação profissional.

Cada ambiente corporativo possui uma dinâmica própria para manter-se firme diante da concorrência. Distanciar-se das expectativas esperadas pode prejudicar a aproximação entre subordinados e lideranças. É preciso, portanto, ter sabedoria para extrair aprendizados em todos os momentos de dificuldade, que devem ser encarados como novas oportunidades dentro da carreira profissional.

avaliação de funcionários

É importante que os colaboradores das empresas estejam preparados para receber retornos negativos

As experiências adquiridas com os erros serão um diferencial do funcionário que souber enxergar a melhor maneira de transformar as falhas em lições que beneficiem todos, afinal, os impactos resultantes das atividades realizadas, sejam eles favoráveis ou prejudiciais, envolvem todos do grupo.

Considerar que o desempenho de um colaborador em um determinado período ocorreu de forma negativa não significa dizer que ele não serve para o trabalho, mas sim apontar brechas que precisam ser aperfeiçoadas para que os resultados sejam alcançados. Por isso, os funcionários novatos ou antigos na empresa não devem desanimar diante de retornos que não correspondam às suas expectativas. Refletir sobre a própria postura e aprender com os erros ajuda na otimização das tarefas e na busca pelo aprimoramento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e da instituição.