desejo alcançar maior destaque

Todo colaborador almeja receber o máximo reconhecimento do chefe e, como consequência, mais benefícios sociais e financeiros dentro da empresa.

O desejo de alcançar maior destaque nos mais variados setores da vida – familiar, afetivo e acadêmico – geram disputas bastante acirradas entre as pessoas, sobretudo, no ambiente de trabalho, em que o grau de competitividade é naturalmente maior. Todo colaborador almeja receber o máximo reconhecimento do chefe e, como consequência, mais benefícios sociais e financeiros dentro da empresa, o que inclui promoções, aumento de salário e gratificações por metas atingidas.

As frequentes mudanças tecnológicas tornam o mercado cada vez mais competitivo, gerando um efeito dominó, que atinge também os colaboradores. Afinal, as organizações querem os profissionais mais qualificados e para conquistar uma boa posição nesse cenário é preciso superar todos os demais candidatos. Todavia essa pressão não pode diminuir os valores e algumas características fundamentais para a realização de um bom trabalho. É preciso manter-se ético e ter autocontrole para não prejudicar ninguém nem causar danos à sua imagem dentro da empresa.

Para conquistar sucesso na carreira profissional, o indivíduo tem que saber lidar com os próprios sentimentos e com o comportamento das outras pessoas. Ser flexível em relação a críticas e questionamentos, apresentando uma argumentação consistente e educação na hora de defender seus interesses e pontos de vista, é fundamental para manter a harmonia no ambiente corporativo. Além disso, a flexibilidade e o trato com as pessoas são competências muito bem avaliadas pelos gestores e líderes empresariais.

Aliás, uma boa liderança é mais um ponto crucial para evitar batalhas desnecessárias entre os colaboradores. O responsável pela equipe deve ter uma boa comunicação, para prevenir mal-entendidos, e conhecer detalhadamente o perfil de seus liderados – como eles reagem aos acontecimentos cotidianos e eventuais – para saber mediar os conflitos da melhor maneira possível e para manter os funcionários motivados na busca por objetivos coletivos.

Confira mais algumas dicas para evitar que a concorrência natural se transforme numa guerra entre os profissionais de uma empresa:

  • Antes de contratar um colaborador, analise se os valores pessoais dele condizem com os da companhia.
  • Deixe claro para todos os membros da equipe quais são as regras para conquistar promoções e outros benefícios corporativos.
  • Esclareça com objetividade o papel de cada profissional e a hierarquia existente, isso torna a competitividade mais saudável e justa.

 

busca por objetivos coletivos

Quando o respeito pelo outro é colocado em primeiro lugar, as relações entre as pessoas tornam-se mais simples e harmônicas.

Quando o respeito pelo outro é colocado em primeiro lugar, as relações entre as pessoas tornam-se mais simples e harmônicas. Isso facilita o trabalho do líder e o caminho do colaborador até o sucesso profissional que ele almeja.