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Os valores mudaram e hoje o ser humano anseia por mais qualidade de vida.

As mudanças no mercado de trabalho são motivadas principalmente por três aspectos presentes no universo corporativo de hoje: o avanço da tecnologia, a interligação das economias mundiais e a alteração dos valores do homem. Eles são responsáveis pela criação de novos métodos de produção, aos quais o profissional se adapta naturalmente – muitas vezes sem nem perceber.

Conectividade

Redes sociais, celulares com acesso à internet, e-mails e demais meios de comunicação e informação impactaram a rotina das empresas. Estar conectado a eles significa obter mais conteúdo do que aquele que circula no ambiente físico da organização. Isso reflete em mais tempo dedicado às ocupações, o que tem como vantagem o aumento da produtividade, mas, em compensação, deve ser bem administrado para não acabar com o horário livre.

As relações com os colegas se estenderam aos perfis no Facebook, Twitter, Linkedin e mensagens instantâneas via WhatsApp, entre outras redes, e, portanto, têm exigido maior atenção para a ética e o sigilo das atividades institucionais na internet.

Expediente

Os valores mudaram e hoje o ser humano anseia por mais qualidade de vida. Por conta disso, as jornadas de oito horas dentro da companhia, ou mesmo as de seis, estão mais flexíveis. Os patrões buscam ganhos maiores e os funcionários podem proporcioná-los cumprindo expedientes menos rígidos.

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Estar conectado a eles significa obter mais conteúdo.

O home office é uma resposta a essa realidade, mas exige responsabilidade e motivação pessoal. Optar por um emprego perto de casa ou aceitar receber um pouco abaixo das pretensões para ter mais folgas também seguem a tendência.

Flexibilidade

Manter um negócio em uma economia que sofre influência das condições financeiras de outros estados e países só é viável quando se está pronto para adaptar-se ao novo. As estratégias devem ser diferenciadas para cada situação e as práticas tradicionais precisam estar abertas a atualizações.

Conhecimento

Se a evolução do meio corporativo é rápida, a capacidade de adequação deve acompanhá-la ou ultrapassá-la. Conhecer o contexto em que se está inserido dará embasamento para formular táticas de superação de crises, por exemplo.

Invista em formação e autoconhecimento. É indispensável ter percepção das necessidades que surgem e avaliar o desenvolvimento pessoal, a fim de constatar se é ou não hora de agir diferente.

A atualização e adaptação se tornam simples quando o ato de questionar as mudanças e analisar as respostas dadas a elas vira rotina. Até mesmo os profissionais mais maduros e com maior resistência às transformações também estão aprendendo, com as novas gerações, a trabalhar com mais agilidade fazendo uso de tecnologias e da cooperação. Tudo isso é resultado do alto potencial de renovação do comportamento humano.