carreiras profissionais mudanças

Nos últimos 20 anos, algumas carreiras profissionais passaram por grandes mudanças

Nos últimos 20 anos, algumas carreiras profissionais passaram por grandes mudanças. A influência da economia global e a evolução da tecnologia são apontadas como os principais motivos que levaram o mercado a exigir profissionais cada vez mais bem preparados, flexíveis e dispostos a enfrentar novos desafios.

As principais áreas são:

Comunicação

Na publicidade, no jornalismo e na área de relações públicas as mudanças são nítidas. Não existe mais a figura do repórter único ou do designer de uma área específica. O jornalista que entrevista também tira fotos, edita as matérias e até diagrama a página. O designer também participa de todo o processo de criação, desde a concepção até a distribuição.


Além disso, a internet trouxe alterações profundas para a comunicação. As reportagens ganharam outro formato e a publicidade digital é o principal produto oferecido pelas agências. Dificilmente os veículos de comunicação não têm um canal paralelo na rede.

Infraestrutura e tecnologia

O Brasil ainda é um país carente de mão de obra especializada em infraestrutura principalmente na área de engenharia. Por isso, muitas empresas bancam a formação de profissionais nessa área. Vale destacar que o setor começa a ter uma participação feminina cada vez maior.

Os profissionais técnicos nessa área também estão mais valorizados, pois apresentam capacitação específica para atender às exigências do mercado atual.

 

Tecnologia da informação

Antes a tecnologia da informação (TI) era uma carreira profissional bastante técnica. Entretanto, hoje,  é exigido dos especialistas um maior envolvimento com todos os processos da empresa. Afinal, os profissionais desse campo se tornaram também administradores de informação.

O profissional em TI requisitado atualmente não é mais somente um técnico ou graduado na área. A experiência em administração ou em cargos de gerência é um diferencial importante no momento de alcançar uma oportunidade de trabalho.

 

evolução das carreiras

Desenvolver ao máximo as próprias competências é essencial para quem deseja alcançar uma boa posição no mercado

Profissionais responsáveis de Finanças

Antigamente força de vontade, conhecimentos técnicos e resultados lucrativos eram suficientes para que um profissional dessa área fosse bem-sucedido. Nos dias atuais, as organizações precisam de colaboradores que produzam mais em menos tempo. Produtividade, eficiência, organização e planejamento são as palavras de ordem para esses profissionais.

 

O que o mercado realmente quer

Empresas de todos os segmentos buscam por profissionais cada vez mais completos. Por isso, desenvolver ao máximo as próprias competências é um requisito essencial para quem deseja alcançar uma boa posição no mercado de trabalho. E um dos melhores métodos para aprimorar talentos hoje em dia é o coaching – processo que visa elevar a performance pessoal e profissional dos indivíduos.

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe nas redes sociais!