Planejamento e gerenciamento da carreira, a partir da delimitação de metas e objetivos claros são fundamentais, sobretudo no mercado de trabalho atual, no qual as mudanças ocorrem de forma cada vez mais rápida.

Para os profissionais offshore esse planejamento é ainda mais relevante, uma vez que estes colaboradores precisam estar preparados para os impactos ocasionados por essa atividade em sua vida pessoal e profissional.

Pesquisa apontam problemas que atingem os funcionários offshore


Segundo pesquisa, os grandes problemas que acometem o trabalhador offshore são irritabilidade, ansiedade, depressão, impaciência e insônia, causadas, principalmente, pela distância dos amigos, da família e da rotina com a qual estava acostumado, bem como pela escala de 12 horas ininterrupta e austero modelo de trabalho e exposição ao risco. Por isso, é essencial que esses profissionais tenham um coach que otimize seu desenvolvimento profissional e aumente sua performance.

Geralmente as pessoas não gostam de mudanças, mesmo que elas sejam necessárias. Isso acontece porque as pessoas relacionam o conceito de mudança com a sensação de novos desafios e ainda provoca diferentes sentimentos e entendimentos comportamentais.

Isso é agravado quando as mudanças são mal conduzidas, pois tornam as pessoas inseguras, pessimistas, negativas, desmotivadas, interferindo em seu entusiasmo e, consequentemente, em sua habilidade de lidar com as outras pessoas.

Coaching é a solução para gestão e desenvolvimento de pessoas

É por isso que o processo de coaching é tão relevante para a empresa e para o profissional, pois quando aplicado com responsabilidade e ferramentas corretas, pode ser a solução quando um trabalhador ou uma equipe está em falta de sintonia e pode acabar em descarrilamento.

coaching é uma ferramenta moderna com comprovações científicas capaz de reverter qualquer quadro negativo de uma corporação, em um curto espaço de tempo. É uma espécie de assessoria individual ou de grupo que foca em planejamento e resultados, contribuindo com performance e qualidade de vida.

Conheça exatamente o que compõe as atividades da nova profissão

Para que não haja arrependimento e “surpresas” com a profissão, é fundamental que o funcionário saiba exatamente no que consiste seu trabalho e atividade na empresa. Conheça detalhadamente qual a finalidade da ação que está exercendo e sua importância para a corporação. Isso deve ocorrer antes e durante o exercício da função.

Vale ressaltar que também é importante que o funcionário tenha em mente que a satisfação no trabalho, acabará por refletir em sua vida pessoal, e que o desenvolvimento profissional e o aumento do seu desempenho irão gerar mais oportunidades, reconhecimento e sucesso.

O que fazer para acelerar o processo de adaptação do funcionário

Mas para que isso aconteça, é necessário criar condições para que o colaborador se adapte à condição de confinamento, regime de turnos, afastamento do convívio familiar e social, utilização do tempo livre, entre outras, e o coach é fundamental para que o trabalhador enxergue essa nova realidade e se adeque a ela, examinando os prós e contras da profissão por ele escolhida, e trabalhando, principalmente, para que ele não pratique uma autosabotagem inconsciente, visando retornar a sua “zona de conforto”.

O processo de coaching oferece, para todos os profissionais, opções para garantir o alcance de metas e trabalha com questões primordiais de mudança do comportamento e das emoções humanas, garantindo mais produtividade combinada ao aumento na qualidade de vida.