Como Aprender a Gostar do Seu Emprego

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Gostar daquilo que se faz é essencial para desenvolver um bom trabalho e alcançar os melhores resultados.
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Gostar daquilo que se faz é essencial para desenvolver um bom trabalho e alcançar os melhores resultados.

Gostar daquilo que se faz é essencial para desenvolver um bom trabalho e alcançar os melhores resultados. Quando existe talento, mas não há paixão pela atividade desempenhada, o indivíduo acaba perdendo a motivação no trabalho e isso afeta também sua motivação pessoal. Aos poucos ele deixa de lado sua determinação para buscar novos conhecimentos, aprimorar habilidades e desenvolver outras competências.

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O profissional que gosta de seu emprego naturalmente é mais produtivo e feliz, pois tem maior disposição para enfrentar momentos de crise, adaptar-se às mudanças e superar desafios. Entretanto muitas vezes não é possível fazer apenas aquilo que se gosta. Para construir uma carreira profissional de sucesso é preciso apresentar uma boa performance independentemente da função desempenhada. Mas como conseguir um bom desempenho num cargo pelo qual não se tem afinidade? Simples: aprendendo a gostar daquilo que se faz.

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O profissional que gosta de seu emprego naturalmente é mais produtivo e feliz.

Dicas para encontrar motivação no trabalho

Assuma novos desafios: caso sua rotina esteja muito maçante, busque outras atividades. Ajude os colegas em projetos diferentes e mude a ordem de suas tarefas no dia a dia.

Delegue mais: compartilhar as atividades ajuda a diminuir a exaustão no fim do expediente. Assim, você poupa energias para o dia seguinte e não se sente tão cansado do trabalho.

Defina prioridades: preencha seu dia com aquilo que é realmente importante e que é possível resolver durante a jornada de trabalho. Desse modo, você se sentirá mais produtivo no fim do expediente.

Sugira mudanças: converse com seu superior sobre novas metodologias e mostre alternativas de procedimentos mais eficientes, apresentando dados palpáveis (números e vantagens).

Procure relacionar-se melhor: se você tem problemas com algum colega converse de maneira sincera e madura com ele.

Pense nos seus objetivos: encontre uma razão para ir ao trabalho e dar seu melhor. Pense no carro que você deseja comprar, na casa que você pretende adquirir, na viagem que sonha fazer, e saia de casa todos os dias com foco nisso.

Tenha paciência: as coisas não são resolvidas num estalar de dedos. Para que a mudança seja consolidada e você passe a gostar mais de seu emprego é necessário tempo e empenho.

Além de seguir essas dicas de motivação trabalhe com profissionalismo, mas não se esqueça de que há outras áreas da vida que também merecem atenção. Evite levar serviço para casa e use as horas livres para fazer seus programas favoritos. Saia com os amigos, visite os familiares, assista a filmes, dance, cante, exercite-se e alimente-se bem.

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Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

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