Como e quando usar o processo outplacement

0
91
outplacement
O outplacement agregará mais um benefício à sua organização

O final da trajetória de um profissional dentro de uma organização pode ser menos desconfortável ou até mesmo menos traumático. Por meio da contratação do serviço de outplacement, as demissões serão tratadas de outra forma pelas organizações e pelos colaboradores demitidos.

O outplacement agregará mais um benefício à sua organização ao garantir cuidados especiais aos futuros desligados. No momento da demissão, muitos colaboradores são acometidos por aflições, especialmente se o afastamento da empresa não era uma suspeita. As preocupações se voltam a dívidas e manutenção de serviços, a exemplo de plano de saúde, odontológico, estilo de vida, entre outros. A empresa pode, então, utilizar o outplacement como solução para oferecer maior suporte ao ex-colaborador.



Cuidados com a demissão

O outplacement é um serviço que deve ser contratado pela empresa antes mesmo do funcionário ser comunicado sobre a demissão. Geralmente este procedimento é de responsabilidade do departamento de Recursos Humanos. A corporação deve unir esforços para reduzir os efeitos negativos que a transição para um novo emprego pode acarretar ao colaborador.

O processo de outplacement não é restrito apenas à recolocação do funcionário no mercado de trabalho, na realidade, há uma consultoria que analisa diversas particularidades do demitido para orientá-lo sobre a melhor forma de alcançar uma carreira de sucesso,  levando em conta seu perfil e desejos para o futuro. Assim, o outplacement atualiza o currículo, analisa a rede de contatos para investigar quais pessoas poderiam oferecer ou conhecer oportunidades e procura por empresas que tenham o perfil do futuro recolocado. Além disso, busca definir, junto ao cliente, qual é o melhor caminho para a vida profissional. O trabalho da consultoria é finalizado quando se dá a recolocação do ex-colaborador.

Cuidados na hora de demitir
Cuidados na hora de demitir

 

Vantagens para a empresa e o ex-funcionário

As corporações que contratam o serviço de outplacement investem, primordialmente, no bem-estar do funcionário. Esta escolha evidencia a responsabilidade que a empresa assume com seus funcionários, reconhecendo que lida com pessoas e suas expectativas e que elas são o seu maior patrimônio.

Consequentemente, as empresas que adotam esta prática são identificadas como modelos de gestão de pessoas e agregam um diferencial competitivo à organização.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Outplacement – O que é e quais seus Benefícios para a sua Empresa”, no Blog SBCoaching

Compartilhar
AnteriorQual a diferença entre Personal e Executive Coach?
PróximoExtrovertido x Introvertido
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

DEIXE UM COMENTÁRIO