chefe empresa equipe funcionários

Fazer determinados pedidos ao chefe pode ser constrangedor para muitas pessoas.

Aumento salarial, promoção, férias fora do cronograma previamente estabelecido. Fazer esses pedidos ao chefe pode ser constrangedor para muitas pessoas. Antes de negociar com o seu líder, é importante mergulhar numa autoavaliação de desempenho profissional. Confira algumas dicas para conseguir o “sim” dentro da empresa.






O gestor está atribulado de tarefas, visivelmente estressado e a companhia amargou prejuízos durante o ano. Quando observar qualquer um desses pontos, esteja certo de que a hora não é a ideal para pleitear folgas ou um contracheque mais gordo ao fim do mês. Caso seja novato no emprego ou tenha mudado recentemente de cargo, também não seria adequado requerer um reajuste antes de adquirir mais experiência e provar que é merecedor de uma bonificação.

Humildade, sempre

Ao formular uma demanda, deixe claro que a sua vontade não está sendo imposta, e somente o superior tem o poder do “sim” ou “não”. Fale com segurança, mas evite cobranças, demonstrando que reconhece o lugar que ocupa.

Apresente bons resultados

O profissional que desempenha atribuições com louvor e executa além do que lhe foi incumbido terá chances maiores em qualquer negociação. Mostre que conseguiu cumprir com todas as obrigações e seu chefe estará mais propenso a acreditar que você tem responsabilidade suficiente para assumir novas funções e cargos. Lembre-se: colhe-se o que se planta.

Esteja munido de justificativas

Qualquer solicitação deve ser bem fundamentada. Não vale apresentar razões pessoais na hora de abordar o gestor; pontue motivos plausíveis, se possível com dados e forte embasamento, para que a demanda seja atendida.

chefe empregado reunião

Faça questão de conversar em um local reservado

Conheça as regras da companhia

Confira se o local onde trabalha tem normas específicas para o gozo de férias ou para a promoção de funcionários. Certifique-se de respeitar o regimento e somente negocie uma exceção caso seja estritamente necessário.

Seja direto e coerente

Não reclame o tempo todo do baixo salário ou dê indiretas que está cansado ou insatisfeito – essas atitudes podem causar a impressão errada. Seja discreto e solicite uma reunião formal para esclarecer o que quer.

Converse em local apropriado

Fazer perguntas na frente dos colegas pode intimidar o líder e despertar sensações negativas no ambiente de trabalho. Por isso, faça questão de conversar em um local reservado.

Avalie seu pleito e saiba ouvir não

Antes de recorrer a seu chefe, pense: o que quero é possível de ser executado? É justo? Há chances de a minha solicitação ser atendida? Só siga adiante se as perguntas tiverem respostas positivas. Mesmo assim, esteja preparado para ouvir o não. Levante a cabeça, não mude sua forma de agir e aguarde pelo momento certo para reformular o pedido.

Saiba como fazer uma autoavaliação profissional e análise de comportamento dos que estão à sua volta e estará apto a conseguir o que deseja. Seja positivo e confiante; suas atitudes ajudarão a garantir os resultados esperados.