Habilidades de um bom líder

Habilidades de um bom líder

A liderança não é apenas um cargo envolto de poder e autonomia. As responsabilidades deste profissional não dão espaço para a imagem de glamour que supomos haver em suas atribuições.   A habilidade de liderança é um desenvolvimento, inicialmente, individual. O líder precisa desenvolver técnicas de autoconhecimento e de aprendizagem: compreender melhor a si mesmo e o projeto ao qual se dedica e, apenas após esse estudo, ele poderá se destacar e, em seguida, partir para os outros desafios.   O líder não é um profissional solitário, ele deve se dedicar à sua equipe. Seus resultados apenas serão atingidos se aprimorar e engajar seu time. A habilidade de liderança, portanto, não é composta isoladamente pela técnica, a inteligência emocional é fundamental para alcançar o sucesso.

Coaching e uma liderança de sucesso

 O coaching é um processo que visa elevar a performance do indivíduo, com o intuito de que ele conquiste as metas que almeja. O líder que aplica o coaching ao seu trabalho passa a visualizar mais opções para remanejar e concluir suas demandas, além de potencializar suas qualidades, focando em resultado, desempenho e liderança. Nessa experiência, o líder irá aprender como unificar as estratégias da empresa com as necessidades de seu time para atingir um resultado comum: a concretização do sucesso.

Desenvolvimento e liderança

Desenvolvimento e liderança

Líder também é exemplo

  Uma das características do líder é ser colega de quem trabalha com ele, tornando-se uma referência na qual outras pessoas se inspiram para conseguir conquistar melhores resultados. O líder deve também se responsabilizar pelo desenvolvimento de sua equipe e, para isso, precisa estar preparado para apresentar suas críticas construtivas, sempre motivado pelo aperfeiçoamento das atividades e da convivência. O líder, com habilidades bem desenvolvidas, ganha a admiração e a credibilidade dos colaboradores, que, por sua vez, se sentem bem assessorados e trabalham com mais entusiasmo e motivação. Saber se comunicar e interagir na hora certa, seja para elogiar ou fazer uma crítica construtiva, são também diferenciais de quem possui habilidades de liderança.

Leia mais sobre o assunto no artigo “Qualidades do líder eficaz“, no Blog SBcoaching.