empresário terno

A seleção de um bom profissional exige planejamento.

Identificar e contratar talentos que tenham o perfil desejado para determinada vaga não é uma tarefa fácil. A seleção de um bom profissional exige planejamento, habilidade e responsabilidade, pois a escolha correta é determinante para os objetivos traçados e o sucesso de cada negócio. Saber como agir em uma entrevista de emprego também é fundamental.

A pessoa responsável por selecionar novos funcionários deve possuir critérios para organizar esse processo, levando em consideração fatores como comunicação, relacionamento interpessoal, visão sistêmica e empreendedora. Cada vez mais as empresas estão de olho em colaboradores que vão além das habilidades técnicas, buscando competências comportamentais e demonstrando bom senso.


Recrutando

A área de recrutamento conta com diversas ferramentas para auxiliar na hora da escolha do funcionário. Recursos on-line, como sites especializados e mídias sociais, anúncios em jornais e revistas, além de um banco de dados são algumas opções para a seleção de pessoal. Apesar das inovações tecnológicas e das redes de relacionamento estarem ajudando bastante na identificação de talentos, a boa e velha entrevista de emprego resistiu e ainda é a preferida para determinar a contratação.

Como entrevistar candidatos

Saber como extrair o máximo de informações úteis sobre os candidatos é essencial. Descrever a vaga, detalhando as atribuições e explicando quais os resultados que se espera alcançar, além de saber visualizar a pessoa como um todo, observando como se veste e se comporta diante da equipe, são algumas dicas. Faça uma lista de perguntas específicas, mas não se esqueça de elaborar questionamentos que exijam respostas mais completas, e não apenas sim ou não.

Lupa bonequinhos

Saber como extrair o máximo de informações úteis sobre os candidatos é essencial.

Avaliando o currículo

É importante analisar todo o currículo do interessado. Atente para questões que queira elucidar, como o pouco tempo passado em uma empresa ou alguma outra função que não ficou muito clara. Por fim, agradeça pela participação do aspirante ao cargo na entrevista e diga o que ele deve esperar da corporação. Quando acabar o processo de seleção, informe o resultado aos candidatos, pois é importante que todos recebam um posicionamento.

Não há espaço para erros na hora de contratar, já que uma escolha equivocada pode gerar prejuízos para o desenvolvimento da empresa. O fator humano é um grande diferencial competitivo no mundo dos negócios. Quando se faz a escolha certa de talentos, as metas e objetivos organizacionais são alcançados com êxito.

Dessa forma, para identificá-los, é importante considerar a maneira como agem durante a entrevista. Fundamental também é seguir algumas dicas para não deixar o funcionário ideal escapar:

• Veja se o candidato aparenta ter engajamento compatível com os objetivos da empresa;

• Analise se ele compreende o contexto da organização;

• Verifique se possui características que se adequam ao emprego;

• Peça ao candidato que discorra sobre situações vivenciadas durante a trajetória profissional;

• Do início ao fim, observe se a pessoa possui habilidades comportamentais adequadas, se senta e fala corretamente.