Qual será o perfil de liderança exigido daqui a alguns anos no Brasil? Segundo pesquisa da Câmara Americana de Comércio (Amcham), realizada com 85 diretores de RH brasileiros, 80% dos especialistas acreditam que, em curto prazo, o país terá um número maior de jovens ocupando cargos de liderança no meio corporativo.

Veja alguns pontos abordados na pesquisa:

Escassez de mão de obra qualificada no mercado

A falta de pessoas qualificadas para ocupar cargos de chefia já preocupa especialistas de RH. Para que isso seja revertido o quanto antes, a solução indicada por eles é garantir o desenvolvimento profissional de jovens talentos por meio de qualificação comportamental e coaching; 33% dos entrevistados afirmam investir em um plano de carreira para jovens líderes.


Competitividade e capital humano

O que aumenta a competitividade e a consagração de uma empresa é seu capital humano, inovação e criatividade. As organizações que buscam destaque no mercado precisam preparar pessoas que sejam capazes de lidar com pressões.

Assumir um cargo de liderança requer habilidades e competências específicas. Muitas pessoas que ingressam no mercado ainda não possuem determinadas aptidões para exercer funções que exigem grandes responsabilidades.

O que é coaching e como ele contribui com a carreira dos novos líderes

O coaching é um processo que aumenta o nível de resultados positivos de indivíduos, times ou empresas por meio de uso de técnicas e ferramentas conduzidas por um profissional habilitado (o coach) em parceria com o cliente ou coachee, além de:

  • Desenvolver lideranças, indivíduos, equipes e organizações;
  • Aprimorar competências de comunicação, negociação e delegação;
  • Aprender a receber e dar feedback;
  • Lidar com possíveis barreiras ou dificuldades na realização do coaching com outros líderes e times de alto desempenho;
  • Identificar políticas organizacionais, práticas e fatores culturais para avaliar a efetividade do coaching e sua contribuição para a elevação de resultados;
  • Melhorar as competências interpessoais;

O levantamento da Amcham foi realizado em julho deste ano, em uma reunião do seu comitê de Gestão de Pessoas.