Plano de Carreira - trabalho plano carreira

Plano de Carreira – Ao procurar um novo trabalho, muitas pessoas levam em consideração o plano de carreira

A constante busca por aperfeiçoamento norteia as atitudes de quem deseja se desenvolver profissionalmente e almeja garantir posição de destaque no mundo corporativo. A partir dessa constatação, a elaboração de planos de carreira é de fundamental importância para manter os funcionários mais qualificados na empresa.

Ao procurar um novo trabalho, muitas pessoas levam em consideração o plano de carreira, ou seja, buscam oportunidades para ampliar sua bagagem profissional e, dessa maneira,  galgar novos postos dentro da empresa.

A gestão de carreira é o método mais eficaz para a empresa reter seus talentos e usá-los para o benefício da companhia. Dessa forma, torna-se possível obter mais lucros em vez de gastos com novas contratações e demissões.

Ações voltadas para o desenvolvimento de carreira dos funcionários são benéficas tanto para os trabalhadores quanto para a empresa, pois, em termos de custo-benefício, é preferível  promover um colaborador que já atua na empresa, tendo em vista que ele está habituado às normas da companhia, lida adequadamente com clientes e com outros funcionários, a contratar um novo funcionário.  A empresa evita riscos e a rotatividade de funcionários não se torna tão intensa. A elaboração de  um bom plano de carreira corresponde à segurança de que você irá garantir que seu funcionário permaneça no trabalho com altos níveis de satisfação. Além disso, ele estará motivado a se dedicar ao seu cargo, pois saberá que, caso se destaque, haverá chances de promoção, o que contribui para o  aumento de sua produtividade.

Plano de Carreira - planejamento plano carreira

Como traçar um bom plano de carreira para meus colaboradores?

Ao saber dos benefícios, permanece a dúvida: como traçar um bom plano de carreira para meus colaboradores?

Primeiramente, você precisa conhecer bem a sua empresa e o que ela tem a oferecer aos seus funcionários. Em seguida, você deve deixar explícito o que espera deles e o que pode ser feito para que tenham o esperado crescimento na companhia. Também é muito importante acompanhar de perto os trabalhos realizados e orientar se os rumos traçados estão corretos.

É importante ressaltar a necessidade de explorar as  habilidades dos que trabalham com você. Questione-se: em que eles são bons? Em que podem melhorar? Todas essas medidas trarão benefícios para a sua empresa, uma vez que seus colaboradores são qualificados, conhecem os clientes e sabem quais são as melhores maneiras de atingi-los, têm domínio sobre os assuntos da empresa e fazem isso bem. Com esse aparato, a produção aumenta muito.

De posse de uma produção maior e de um pessoal mais bem preparado e motivado, os lucros da empresa sobem, o clima organizacional tende a ser melhor e, consequentemente, a obtenção de resultados é certeira. Investir em um bom plano de carreira nas empresas é o melhor caminho e uma garantia de futuro para toda organização empresarial. Também, você pode ler nesta matéria como fazer seu plano de carreira dar certo.