Novo emprego

Novo emprego

Conseguir um novo emprego é o desejo de muitos profissionais, que normalmente estão bem preparados para entrevistas e dinâmicas de grupo, mas não sabem como se comportar em um novo ambiente de trabalho. As atitudes que devem ser tomadas e a maneira de agir com os novos colegas e gestores.

Educação, respeito e gentileza são fatores essenciais para estabelecer relação com qualquer indivíduo. Mostrar-se solícito, prestativo e disponível abre portas para uma aproximação. Respeitar as regras da empresa, ser responsável e dedicado transmite confiabilidade, permitindo que as pessoas sintam seguras para delegar tarefas.

O convívio diário, durante muitas horas, é o que mais auxilia no comportamento em um novo ambiente de trabalho. Por meio da observação, é possível descobrir e analisar o comportamento dos outros funcionários, o funcionamento de uma equipe e da empresa, norteando a conduta do profissional.

Desentendimentos ou divergência de opiniões e atitudes são extremamente comuns. O mais indicado e seguro a fazer é manter a calma, não se deixar levar pela raiva do momento e não transferir o problema profissional para a vida pessoal.

Novo ambiente, novas experiências

Ser admitido em um novo emprego gera tanta ansiedade quanto em qualquer mudança. E também expectativas em relação ao novo ambiente, às novas pessoas, adquirir novos conhecimentos, além da esperança de alcançar satisfação profissional, ser bem aceito e conviver em harmonia com os integrantes da empresa, mas igualmente traz resultados por permitir novos aprendizados, experiências e novos relacionamentos profissionais. As mudanças sempre proporcionam novas possibilidades que trazem algum benefício.




Atitudes positivas, resultado eficaz

É natural que haja uma certa timidez no começo, mas é importante tomar a iniciativa de se relacionar com as pessoas. Formar parcerias é sempre fator contribuinte para o desempenho de uma equipe e o desenvolvimento das tarefas.

Por mais difícil que seja a adaptação ao novo emprego, é importante manter a postura profissional, evitar tomar atitudes fora do ambiente de trabalho que possam prejudicar sua imagem ou dizer coisas que comprometam sua permanência. Procure sempre demonstrar que a sua contratação é benéfica à equipe e à empresa, e desenvolva os esforços necessários para dignificá-la.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “7 dicas para iniciar em um novo emprego com o pé direito“, no Blog SBCoaching