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Exercer uma boa liderança é trabalhar em prol do desenvolvimento da companhia e das pessoas que compõem a equipe.

Para que a organização tenha um desempenho bastante positivo, é indispensável que ela conte com bons líderes. E, saber liderar, não é simplesmente saber dar ordens.

Exercer uma boa liderança é trabalhar em prol do desenvolvimento da companhia e das pessoas que compõem a equipe. Um líder de verdade inspira os colaboradores, apresentando um comportamento que serve de exemplo para todos e definindo metas possíveis de serem atingidas com a ajuda das habilidades de cada profissional.

Para assumir um cargo de comando são necessárias competências específicas, como:

Conhecer a empresa e a equipe

É essencial saber qual é a missão, a visão e os valores da empresa para alinhar seus objetivos aos da organização e para passar verdade e confiança aos liderados, facilitando a comunicação entre empresa e colaboradores.

Na hora de liderar uma equipe, é preciso estar junto, acompanhar de perto o que é feito e envolver-se com a realidade da organização e do grupo. Os subordinados têm necessidade de sentir que o líder faz parte da equipe e é cúmplice do time. Além disso, ele deve conhecer as metas pessoais de cada liderado para conseguir alinhá-las aos objetivos corporativos, aumentando o comprometimento de todos.

Autoconhecimento

Antes de qualquer coisa, quem está num cargo de liderança ou almeja uma vaga assim tem que conhecer a si mesmo. Saber quais são suas metas, características positivas e pontos que ainda podem ser aprimorados.

Para liderar não basta ter conhecimento técnico e talento. É necessário ter disciplina, organização e principalmente controle emocional.

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O líder deve criar uma pequena lista do que realmente é prioridade. Só assim será possível chegar aonde se quer.

Saber definir metas

Em pequenas e grandes empresas, existem sempre muitas coisas a fazer e metas a alcançar. Para não ficar perdido entre tantas atividades, o líder deve criar uma pequena lista do que realmente é prioridade. Só assim será possível chegar aonde se quer.

Além disso, os líderes precisam comunicar os objetivos de forma simples e direta aos colaboradores. A clareza facilita o alcance do resultado esperado, pois simplifica a busca por soluções eficientes.

Ampliar habilidades pessoais

Melhorar seu desenvolvimento pessoal pode ajudá-lo a tonar-se um líder melhor. Para construir uma carreira profissional de sucesso, você deve manter-se aberto às mudanças e disposto a crescer.

Realizar uma avaliação periódica de suas próprias habilidades também contribui para saber se suas competências estão no nível adequado ou se têm de ser melhoradas.

Um bom líder precisa ter uma conduta distinta, que possa ser espelhada pelos demais funcionários. Além disso, ser capaz de liderar significa ter consciência de que aprimorar-se constantemente é fundamental.