conduzir equipe direção certa

No campo dos negócios, um bom gestor é aquele que consegue comandar uma equipe de colaboradores e incentivá-los, constantemente, com novos estímulos.

Quando se pensa no significado da palavra líder,  a imagem que vem à mente é a de uma pessoa organizada e com habilidade para conduzir um grupo de pessoas numa determinada direção. Sendo assim, no campo dos negócios, um bom gestor é aquele que consegue comandar uma equipe de colaboradores e incentivá-los, constantemente, com novos estímulos, a fim de possibilitar o crescimento de uma empresa.

Para contribuir com a organização e desenvolver uma boa liderança, o líder eficaz deve conhecer as três dimensões do olhar e policiar-se para enxergar os desafios e seus liderados sempre da melhor maneira possível. As três visões são:

Visão da Intolerância


Essa extensão do olhar pertence principalmente aos líderes que não possuem sensibilidade e acreditam que dentro da empresa todos são seus rivais, em razão de decepções antigas.

Um bom gestor é capaz de perceber quando está sendo intolerante e consegue reverter a situação, impedindo que esse sentimento interfira em seu comportamento e atrapalhe sua liderança.

É importante também que o líder consiga identificar se há pessoas intransigente em sua equipe, eliminando esse problema o quanto antes.

Visão da Inteligência

Essa é uma dimensão que deve ser alcançada por todos os gestores. Afinal, um líder inteligente consegue atrair, inspirar e ao mesmo tempo motivar sua equipe. Ele influencia as decisões de seus liderados e trabalha de forma árdua para que o objetivo comum seja atingido.

Os líderes que têm essa visão ainda apresentam outras características relevantes. Eles sabem: ouvir, promover a colaboração, delegar estrategicamente as tarefas, partilhar o poder, reconhecer os bons resultados e celebrar as vitórias do grupo.

delegar estrategicamente tarefas

Um líder precisa de base suficiente para não cair nas armadilhas da intolerância, inteligência para inspirar sua equipe e sabedoria para entender que as pessoas talentosas contribuem para um melhor trabalho.

Visão da Sabedoria

Essa terceira extensão do olhar do líder é imprescindível para o exercício de uma boa liderança. Ela permite que ele compreenda a importância de conhecer o perfil de cada membro da sua equipe para desenvolver, ao máximo, todo o grupo. Ao usar essa visão, o gestor é capaz de corrigir e cobrar seus liderados de maneira positiva. Ele orienta e inspira os colaboradores à aprimorar suas habilidades pessoais e profissionais.

A sabedoria resulta dos anos de experiência que o líder carrega. Esse know-how lhe permite a ele perceber que ter profissionais talentosos em sua equipe não é uma ameaça, e sim uma grande vantagem. Afinal, eles possibilitam um ambiente muito mais produtivo.

Um líder que tem base suficiente para não cair nas armadilhas da intolerância, inteligência para inspirar sua equipe e sabedoria para entender que as pessoas talentosas contribuem para um melhor trabalho, com certeza exercerá uma ótima liderança.