midias sociais na carreira

O Facebook é uma dos sites de relacionamento mais utilizados em todo o mundo

As redes sociais se tornaram um dos meios mais práticos para entrar em contato com amigos e familiares. Grande parte das pessoas possui pelo menos um perfil na internet e passa bastante tempo conectada, graças à facilidade de acesso, que hoje pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo celular. Com tamanha simplicidade, é preciso ter cuidado com a qualidade e a quantidade de informação que se coloca na rede. Afinal, tudo o que é publicado pode influenciar não só na sua vida pessoal, mas também na sua profissão construindo uma boa imagem profissional.

Com vários recursos de interação, o Facebook é um dos sites de relacionamento mais utilizados em todo o mundo. A vantagem é que, além de compartilhar informações com os amigos, o usuário pode curtir páginas de empresas e receber informações sobre elas na sua timeline. Há ainda vários grupos de empregos, nos quais são divulgadas vagas e oportunidades de trabalho e de construir uma boa imagem profissional.


O LinkedIn, porém, é de fato a rede social destinada às relações profissionais. O perfil nessa plataforma funciona como um currículo e reúne informações pessoais e profissionais, como habilidades e experiências. Nessa rede, o usuário pode ver páginas de pessoas e de corporações e conferir notícias e divulgações de vagas e também para construir uma boa imagem profissional.

Todavia, vale destacar que, apenas montar seu perfil nessas redes sociais não é suficiente para impulsionar sua carreira profissional. Assim como na vida real, no ambiente online existe a necessidade de construir uma boa imagem, pois muitas organizações, costumam analisar o comportamento do indivíduo na internet antes de contratá-lo, atualmente.

Confira algumas ações que podem prejudicar uma oportunidade de emprego:

Postar comentários maldosos sobre o antigo emprego – essa é uma das piores atitudes que um ex-funcionário pode ter, pois demonstra falta de profissionalismo e afasta possíveis propostas. Afinal, quem garante ao empregador que esse indivíduo não fará o mesmo com sua empresa?

Cuidado com mídias sociais

Existe a necessidade de construir uma boa imagem nas mídias sociais

Escrever sem importar-se com os erros de português – algumas pessoas acreditam que, por ser um ambiente virtual, não há problemas em escrever palavras erradas e criar frases sem concordância. Esse é um grande engano! Os recrutadores procuram por pessoas que consigam expressar-se corretamente, tanto de modo verbal quanto de forma escrita.

Fazer desabafos excessivos – esse é um dos erros mais comuns. Várias pessoas utilizam as redes sociais para desabafar sobre algum problema pessoal ou mesmo sobre algum conflito que ocorreu no trabalho. O problema é que isso passa a imagem de alguém que está sempre insatisfeito, o que não é visto com bons olhos pelos empregadores.

Por outro lado, compartilhar informações relevantes sobre a sua área de atuação, manter seus dados profissionais sempre atualizados e demonstrar seu potencial de liderança nas redes sociais são atitudes que podem ajudá-lo a conseguir um bom emprego.

Caso não saiba como potencializar e evidenciar suas competências, procurar um curso de coaching é uma excelente alternativa. Com o auxílio de um coach, você com certeza encontrará um jeito eficiente de ampliar suas oportunidades profissionais na vida real e na internet.