perseverança disposição

A coragem é desenvolvida a partir do conhecimento, do comprometimento e da motivação.

Mudanças e conflitos são comuns no ambiente de trabalho. E para superar essas situações difíceis é preciso ter coragem. Esse termo, muito usado diante de desafios, significa perseverança e disposição para enfrentar problemas, uma característica essencial para sobressair-se dentro de uma organização e construir uma carreira profissional de sucesso. No entanto a coragem é desenvolvida a partir do conhecimento, do comprometimento e da motivação.

carreira profissional

A palavra também faz referência a uma série de outras características importantes e bem valorizadas no mercado de trabalho. Confira algumas delas:

Comprometimento

Ter responsabilidade, empenhar-se para executar as tarefas sempre da melhor maneira e procurar alternativas para tornar os processos ainda mais eficientes é fundamental para manter-se no emprego e conquistar um bom reconhecimento pelo serviço prestado.

Conhecimento

Procurar atualizar-se deve ser uma preocupação de todo profissional que deseja trilhar uma boa carreira. O conhecimento é a base para ir além, para ousar pensar de maneira inovadora e fazer diferente, a fim de atingir melhores resultados.

Autoconfiança

Um objetivo só pode ser alcançado se você realmente acreditar nele e em suas habilidades. Confiar em si mesmo é o primeiro passo para superar os obstáculos até sua meta e ir além.

Franqueza

Essa característica deve vir acompanhada de outra qualidade extremamente importante: cautela. É necessário reconhecer quando um trabalho é bem realizado e quando não está tão bom. Nos dois casos o cuidado no momento de expor elogios e críticas evita o surgimento de conflitos e facilita a comunicação entre a equipe.

Generosidade

Saber ajudar quem precisa é uma competência que amplia o grau de cooperação entre a equipe e, consequentemente, os bons resultados, por isso, essa característica é bem-vista pelas empresas. Trabalhar em grupo torna o colaborador mais sociável e comprometido com todo o serviço.

Alegria e entusiasmo

Não se esqueça do “bom dia”, do “obrigado” e do “até logo” no fim do expediente. O sorriso e a cordialidade são elementos que tornam o ambiente de trabalho mais agradável e o dia a dia no emprego mais alegre e feliz. Isso aumenta a disposição e a força de vontade para vencer os desafios que aparecem no cotidiano de uma empresa.

Motivação

Motivação é algo que precisa ser despertado dentro do indivíduo. Você precisa descobrir um motivo interno para agir. É esse impulso que o levará a não desistir de seus objetivos e fazer de tudo para alcançá-los. Mas, embora seja uma característica pessoal, a motivação pode ser estimulada por fatores externos e, entre os mais relevantes, estão o reconhecimento e o bem-estar no trabalho.

sorriso cordialidade

Isso aumenta a disposição e a força de vontade para vencer os desafios que aparecem no cotidiano de uma empresa.

Ao desenvolver todas essas características, você certamente se tornará um profissional bem-sucedido e terá coragem para pensar e agir diferente em seu trabalho, sempre que for necessário.