Mostre sua criatividade.

Mostre sua criatividade.

Tornar-se um destaque no ambiente de trabalho é o desejo da maior parte dos profissionais. Desenvolver habilidades e competências é essencial para conquistar uma posição de maior visibilidade. Entretanto, a característica que irá evidenciá-lo de forma única é a criatividade no trabalho.

Algumas habilidades são padrão, ou seja, requerem aprendizados que são unificados a todos, como técnicas de liderança, gestão de negócios, trabalho em grupo etc., e indispensáveis para o profissional que pretende ter uma carreira de sucesso. A criatividade, por sua vez, é moldada por suas experiências e aptidões, o que a tornará singular, representando sua própria visão do mundo.

Como se destacar

Para ampliar as chances de se destacar no mercado de trabalho por meio da criatividade, a primeira coisa que deve ser feita – aliás, que nunca deve deixar de ser feita – é adquirir conhecimento. É preciso tomar contato com diversas informações e não apenas com o nicho do qual faz parte, pois, muitas vezes, a melhor solução ou ideia está fundamentada em saberes de várias áreas.

A multiplicidade da criatividade está baseada, exatamente, em todas essas possibilidades de conhecimento que diferem cada ser humano. Um mesmo projeto, por exemplo, pode ser executado de diversas formas, assim como o regente de uma orquestra interpreta cada sinfonia de uma forma: de acordo com suas referências pessoais.



Dedique-se ao sucesso

Para alcançar esse status é preciso se preparar. Inicialmente, volte-se à prática do autoconhecimento para definir seus gostos e preferências, a partir disso determine quais são as áreas que mais o atraem e, então, estude para compreender o funcionamento desses campos de atuação. É indispensável que se debruce em novas tendências para estar sempre antenado às novas tecnologias e possibilidades, o que facilita a união da criatividade com a inovação.

Para desenvolver a competência da criatividade, a opção ideal é o Personal & Professional Coaching, treinamento exclusivo para formação em coaching da Sociedade Brasileira de Coaching. Nesse processo, o profissional terá contato com os passos necessários para adquirir essa habilidade ou outras que desejar. O desenvolvimento de competências deve passar pelos seguintes estágios: identificação, entendimento, assessment, aquisição, experimentação, prática e aplicação. Com o coaching, a busca pelo crescimento profissional se torna muito mais assertivo.