demissao e oportunidades

A demissão pode ter um impacto muito forte na carreira do profissional

Ser demitido é, com certeza, uma das experiências mais difíceis da vida adulta e pode ter um impacto muito forte na carreira do profissional. Perder o trabalho pode gerar no indivíduo um sentimento de revolta contra a antiga empresa ou o antigo chefe e, em alguns casos, ocasionar vergonha pelo status de desempregado. Muitas pessoas sentem necessidade de reclusão durante esse período, o que pode ocasionar a desmotivação.

A demissão não deve ser encarada como algo negativo, mas como um processo evolutivo e uma fase de oportunidades. Atualmente, a internet oferece uma infinidade de possibilidades para que o profissional possa melhorar seu currículo e ocupar de maneira útil o tempo disponível, entrando em comunidades com objetivos em comum, estabelecendo parcerias, fazendo cursos online, realizando pequenos trabalhos independentes e outras atividades.


Novas chances

Há diversas alternativas de recolocação para os trabalhadores que estão fora do mercado. Para os que optam por montar um e-commerce, por exemplo, existem cursos e palestras ensinando como começar o projeto e manter esse estilo de comércio. Já para os que buscam emprego home office, há diversas ofertas e dicas de como trabalhar em casa da melhor forma.

Crowdfunding

Para aqueles que têm uma excelente ideia de negócio ou produto e não têm capital para colocá-la em prática, podem fazer uso de uma ferramenta bastante conhecida na internet, o financiamento coletivo ou crowdfunding, em que pessoas físicas interessadas na iniciativa contribuem financeiramente para que a ideia seja concretizada.

demissão pode ser algo positivo

A demissão não deve ser encarada como algo negativo

Cursos

A grande diversidade de cursos online disponíveis atualmente também proporciona ao profissional que está desempregado a chance de renovar e ampliar seu conhecimento e sua bagagem técnica, tornando-o mais apto a ocupar uma nova posição no mercado de trabalho.

Há cursos de ensino à distância de especialização e extensão. Esses programas de ensino enriquecem o currículo e permitem que o candidato dispute cargos mais elevados e com melhores remunerações.

Coaching

A busca por profissionais com perfil de liderança positivos e capazes de ter boa comunicação com todos os setores do processo produtivo é grande. Porém, poucos são os trabalhadores capacitados a ocuparem essas responsabilidades. Por isso, existem vários meios e técnicas que ajudam a refinar essas características. O coaching é uma delas e visa potencializar as habilidades do indivíduo, ajudando-o a conquistar seus objetivos pessoais e profissionais.

Persistir é fundamental

A desmotivação é um dos grandes problemas que quem perde o emprego precisa superar. O fato de estar desempregado não pode fazer o indivíduo desistir de reconquistar seu lugar no mercado.

Durante esse período, o profissional de coaching representa um importante apoio para o profissional que busca uma nova oportunidade de trabalho. O coach atua como um treinador, orientando o processo de crescimento e aprendizado do indivíduo, indicando a ele as direções mais favoráveis e como manter o espírito de liderança e otimismo.