mulher negócio equipe

Quando não se encontra a felicidade na profissão, é preciso verificar o que está errado.

Nem sempre encontrar a carreira certa é uma tarefa fácil. A maioria das pessoas escolhe o que vai fazer pelo resto da vida ainda aos 18 anos, quando se presta o vestibular e num momento em que não há uma visão clara do mercado de trabalho.

Esse e outros motivos podem levar a uma grande insatisfação com a atividade profissional que exerce. Buscar o lugar certo no mercado é imprescindível para atingir a satisfação profissional.





Saiba como encontrar a carreira profissional que mais lhe agrade.

Conheça a si mesmo

Quando não se encontra a felicidade na profissão, é preciso dar um passo para trás e verificar o que está errado. Faça algumas perguntas a si, como: “O que eu faço melhor que os outros?”, “Aonde quero chegar?”, “O que preciso mudar?”. Essa reflexão poderá trazer respostas reveladoras sobre como fazer seu planejamento de carreira e encontrar a felicidade.

mulher homem trabalho

Avalie bem suas necessidades em sua carreira e se guie por essas dicas.

Existem outras dicas importantes para encontrar seu lugar no mercado de trabalho, que devem ser pensadas com bastante cuidado:

•           Você conhece sua personalidade? Caso você não saiba responder a essa pergunta, verifique com seus amigos e parentes. Sua personalidade influencia tudo o que você conseguiu e certamente é um fator decisório no que você ainda está para conseguir. Esse autoconhecimento vai lhe ajudar a escolher o que é melhor para sua vida profissional.

•           Saiba quais são seus filtros – ao longo da vida, criamos filtros mentais para ajudar nossas escolhas, mesmo que não percebamos. Tente listar os filtros que você criou, como noção de estabilidade profissional e comodismo, estude-os e veja até que ponto eles estão influenciando para escolhas equivocadas.

•           Qual o seu perfil? Se você é tímido ou extrovertido, agitado ou tranquilo, tem liderança ou prefere seguir ordens, procure os atributos de seu perfil que são mais positivos. Tente usá-los ao máximo, pois isso poderá ajudá-lo a se posicionar melhor no mercado de trabalho.

•           Quais são suas motivações? Dinheiro, estabilidade, autonomia e fama são algumas das motivações mais comuns entre os profissionais. Para melhorar sua produtividade, saiba o que lhe trará maior satisfação e foque nisso.

•           Atitudes positivas – não tenha medo de mostrar para as outras pessoas a sua positividade e as suas qualidades. Isso o ajudará a ser reconhecido e a alcançar mais rápido o que você almeja no mercado de trabalho.

Esses passos podem ser a chave para o seu sucesso profissional. Avalie bem suas necessidades em sua carreira e se guie por essas dicas. Você obterá vantagens para encontrar o seu lugar no mercado de trabalho.