clima organizacional

O bom relacionamento no ambiente de trabalho é um dos principais fatores de motivação de um indivíduo.

A produtividade de uma empresa depende bastante do clima organizacional, pois, para apresentarem uma boa performance, os colaboradores precisam estar motivados e satisfeitos com as funções que desempenham. O bom relacionamento no ambiente de trabalho é um dos principais fatores de motivação de um indivíduo.

Certas posturas simples podem ser adotadas para melhorar o clima dentro da organização e tornar o cotidiano mais produtivo. São atitudes que demonstram o compromisso com o coletivo e a vontade do colaborador de conquistar mais destaque no trabalho. Algumas delas são:

Positividade: a atitude de quem valoriza os pontos favoráveis de cada situação e sabe ressaltá-los para os companheiros de equipe. Quem foca no negativo tende a perder tempo com reclamações e a atrapalhar o trabalho daqueles que estão ao redor com seu pessimismo. Por outro lado, quem enxerga os desafios com otimismo costuma apresentar outras características importantes, como proatividade e resolutividade.


Proatividade: é a característica dos profissionais que sempre demonstram ter iniciativa e autonomia. Em vez de deixar-se limitar por uma dificuldade imprevista ou de esperar que a solução venha de um superior, o funcionário proativo busca resolver os empecilhos com os recursos de seu próprio cargo.

Resolutividade: consiste na capacidade de resolver problemas de maneira eficiente. Essa habilidade está frequentemente associada à proatividade. É uma característica importante para qualquer profissional que deseja tornar-se líder e conseguir maior destaque em seu emprego.

Foco: é mais um ponto importante para aqueles que querem melhorar o ambiente de trabalho. Quem mantém o foco em suas tarefas, lida melhor com as atividades e demonstra maior eficiência.

Flexibilidade: é uma competência fundamental para a obtenção de soluções criativas e eficazes. A flexibilidade é importante também para lidar com os colegas de serviço, afinal, quando se faz parte de uma equipe, é preciso ouvir as opiniões de todos antes de escolher o caminho que será seguido. Saber quando ouvir e quando ceder é importante para tomar sempre as decisões mais acertadas.

Espírito de equipe: é essencial para criar um ambiente corporativo favorável aos bons resultados. Nas empresas atuais, não existe mais o esquema de trabalho individual, na realidade, todos agem em conjunto em prol de um mesmo objetivo. Por isso, é preciso saber atuar em grupo, evitando atritos e somando suas qualidades às dos outros profissionais.

ambiente corporativo favorável

Nas empresas atuais, não existe mais o esquema de trabalho individual, todos agem em conjunto em prol de um mesmo objetivo.

Ao trabalhar essas características, o indivíduo consegue contribuir para que o clima organizacional seja mais agradável e o ambiente de trabalho se torne mais produtivo. Tudo isso colabora para uma melhor atuação no emprego e consequentemente para o sucesso na carreira profissional.