sonho empreendedor

Antes de pensar em abrir a própria empresa, é preciso verificar se você tem aptidão para a área na qual deseja atuar.

O sonho de ser um empreendedor e tornar-se chefe de si mesmo é cada vez mais comum entre os brasileiros. Porém, nem sempre é tão fácil abrir e manter o próprio negócio. Pesquisas apontam que aproximadamente 25% das novas organizações fecham as portas antes mesmo de completar dois anos. Para evitar que isso aconteça, veja algumas dicas do que fazer para obter o sucesso em seu negócio:

Você está apto para atuar nessa área?

Antes de pensar em abrir a própria empresa, é preciso verificar se você tem aptidão para a área na qual deseja atuar. Ser experiente ou pelo menos ter noção do ramo para saber como lidar com os problemas que podem surgir é essencial para garantir a administração adequada do empreendimento.


Busque mais conhecimentos

Aprofundar-se é fundamental. Faça cursos de gestão, procure órgãos especializados como o SEBRAE, e tente entender ao máximo sobre todas as esferas de sua organização. Como exercício inicial, faça um plano bem elaborado, procurando identificar as necessidades de seu público-alvo e oferecer os melhores produtos e serviços.

Elabore um planejamento financeiro

Praticar o empreendedorismo não é tarefa fácil. Para que seu negócio dê certo, prepare-se para trabalhar até 15 horas por dia e programe-se financeiramente, pois são muitos os impostos pagos pelas pequenas empresas no Brasil e, no início, provavelmente você não terá salário fixo, 13º ou férias.

Cuide de seus clientes

Seja qual for o ramo da sua empresa, é importante respeitar o consumidor, pois ele é o bem maior que você deve conquistar. Além de estimá-lo desde o primeiro contato, mantenha um bom relacionamento satisfazendo todas as expectativas criadas por seu produto ou serviço. Invista em áreas como Marketing, Comunicação e Atendimento para criar uma relação sólida e duradoura.

Aposte em crescer

A última dica, mas não menos importante, é desejar ascender continuamente. Esse crescimento deve ser ordenado, planejado e bem executado. A ambição de fazer sucesso e expandir mantém os novos empreendedores confiante e aumenta seu empenho.

dedicação persistência

Planeje suas ações, invista no seu sonho e torne-se um empreendedor bem-sucedido.

Para sua empresa dar certo, basta que você siga essas dicas e compreenda que o sucesso de seu empreendimento depende da sua dedicação e persistência. Dificuldades são comuns no início de todo negócio, independentemente da área de atuação escolhida. Mas, com os recursos certos e muita força de vontade, é possível superar os obstáculos, inovar e prosperar. Planeje suas ações, invista no seu sonho e torne-se um empreendedor bem-sucedido!