plano de carreira

Com planos de carreira bem estruturados e aliados à organização e disciplina, é possível conquistar tudo

Todo profissional, quando planeja sua carreira, costuma imaginar-se trabalhando em um local onde seus talentos sejam valorizados, suas habilidades desafiadas e, principalmente, suas conquistas reconhecidas.

Com planos de carreira bem estruturados e aliados, é claro, à organização e disciplina, é possível conquistar tudo isso e crescer dentro de uma organização. Para alcançar o sucesso no trabalho é fundamental manter o foco diário nos próprios objetivos e também nos desejos da empresa.





Com o mercado cada vez mais competitivo, fica muito claro que o perfil do profissional do futuro é um funcionário motivado, proativo, criativo e capaz de criar estratégias para vencer desafios e transformar as adversidades em oportunidades.

Confira algumas dicas para criar um bom plano de carreira e tornar-se um colaborador desejado por qualquer empresa:

 – Defina um objetivo profissional

Duas perguntas que ajudam a pensar em uma meta para a carreira são: em qual área você gosta de trabalhar? Por que isso lhe dá prazer? Ao encontrar as respostas, determine aonde quer chegar e pense no que precisa fazer para atingir esse objetivo. É importante pensar com coerência, tendo em mente que será necessário trabalhar muito até conseguir um cargo elevado dentro da organização.

Seja flexível e persistente

Sem dúvida, muitos empecilhos surgirão em seu caminho profissional e alguns deles poderão causar desânimo e sensação de que não será possível chegar ao objetivo almejado. Nesses momentos é preciso ter jogo de cintura para contornar os problemas e muita calma para não desistir.

organizar a carreira

Dicas para criar um bom plano de carreira e tornar-se um colaborador desejado por qualquer empresa

Não fique parado no tempo

Um colaborador defasado não é vantajoso para nenhuma empresa. Frequentar cursos e palestras e informar-se sobre tudo o que acontece no país e no mundo são atitudes essenciais para manter as chances de ascensão profissional.

Revise constantemente seus planos

O que era um objetivo no ano passado pode não ser mais no cenário atual. Da mesma forma, um plano que foi descartado no passado, como um curso no exterior, pode ser revisto e realizado agora.

Uma gestão de carreira bem organizada é essencial para que o indivíduo não acabe em um ambiente confuso e nebuloso, sem uma meta definida e sem motivação. Um bom planejamento contribui para que o profissional busque seus anseios de forma mais assertiva e evita consequências prejudiciais à carreira, como trocas constantes de emprego em razão de qualquer obstáculo ou a acomodação em um trabalho que está longe de ser o tão sonhado objetivo de vida.