jornal celular

Experiência pode ser resolvida com estágios e trabalho voluntário.

Boa formação acadêmica, fluência em outro idioma, domínio da tecnologia e experiência de mercado, são algumas das principais habilidades profissionais exigidas pelas empresas hoje em dia. Mas, para quem acabou de sair da faculdade e procura pelo primeiro emprego, como atender a quesitos como especialização e experiência?

De fato, quem acaba de graduar-se não terá no currículo um curso de pós-graduação e, provavelmente, sua experiência na área de formação será pequena. Duas grandes desvantagens que podem abalar a motivação de qualquer candidato, não é mesmo? Entretanto, é possível superar esses déficits de maneira simples para aumentar as chances de contratação.


Para suprir a necessidade do curso de especialização, invista em cursos rápidos e oficinas durante a graduação. Eles podem ser incluídos no currículo e contam a favor do candidato. Já a questão da experiência pode ser resolvida com estágios e trabalho voluntário, dois pontos muito positivos na visão dos gestores.

Confira mais algumas dicas úteis para quem busca o primeiro emprego:

Monte um currículo adequado

– Comece com seus dados pessoais: nome, endereço, telefone e e-mail.

– Depois liste as informações sobre sua formação: ano, nome do curso e da instituição responsável pelo programa.

– Em seguida apresente de forma sucinta seus objetivos ao candidatar-se à vaga de emprego oferecida.

– Abaixo dos objetivos, descreva de maneira breve e clara, seus conhecimentos e experiências profissionais. Vale relacionar ensinamentos obtidos em cursos extracurriculares e experiências acadêmicas.

– Por último acrescente palestras e workshops que realizou ou dos quais participou e trabalhos voluntários.

Atenção: não se esqueça de que a linguagem deve ser objetiva e formal. Revise o documento para evitar erros gramaticais e ortográficos. Além disso, liste apenas informações que tenham ligação com a vaga de emprego pretendida.

teclado curriculum

Monte um currículo adequado.

Prepare-se para a entrevista

– Programe-se para chegar à empresa com pelo menos 10 minutos de antecedência. Atrasos são imperdoáveis nessas circunstâncias, pois são interpretados como falta de compromisso.

– Cuidado com o visual. Nada de roupas muito informais, decotes profundos, bermudas, saias curtas, cabelos desarrumados ou maquiagem forte demais.

– Pesquise sobre a empresa e o setor da vaga. Estar bem informado a respeito deles mostra que você se interessa pela organização.

– Evite gírias e não fale demais. Responda às questões de forma clara, precisa e use argumentos consistentes.

Aproveite o período de experiência para garantir o emprego

– Seja cordial e solícito com todos. Bom dia, até logo, por favor, obrigado, são palavras que não podem ser esquecidas.

– Faça perguntas sempre que tiver dúvidas. Isso demonstra que você é responsável e não quer fazer nada errado.

– Seja organizado com suas coisas para não perder documentos ou atrasar-se para os compromissos na empresa.